Buscando qualificar seus processos de ensino e de aprendizagem, escolas Notre Dame firmam parceria com gigante da tecnologia
11 de agosto de 2020 Notícias , , ,

Impulsionado pela curiosidade, mediado pela inovação e concretizado na colaboração: assim é o aprendizado que a Rede de Educação Notre Dame busca fomentar. Por isso, as suas instituições de ensino passam a contar com consultoria especializada, a fim de que sejam amplamente exploradas as potencialidades do conjunto de soluções educacionais do Google.

Ao apropriarem-se das ferramentas Google for Education, os educadores poderão ater-se a propostas pedagógicas criativas e inovadoras, uma vez que os aplicativos favorecem a simplificação das tarefas envolvidas na gestão da sala de aula. Os estudantes, por sua vez, construirão saberes de forma colaborativa, enquanto se tornarão letrados digitais, pois poderão trabalhar, de forma conjunta e em tempo real, em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas e formulários – todos acessíveis de qualquer computador ou celular conectado à internet. Para isso, vão dispor de contas individuais e totalmente seguras, além de espaço ilimitado de armazenamento na nuvem.

A fim de assegurar o engajamento das suas equipes pedagógicas na adoção de tais instrumentos, as escolas Notre Dame já estão promovendo capacitações. Realizadas pela consultoria Foreducation EdTech – a primeira parceria brasileira do Google voltada a projetos de integração tecnológica na educação -, elas estão possibilitando que cerca de 600 educadores e coordenadores compreendam adequadamente as potencialidades e o funcionamento de cada um dos aplicativos à sua disposição. Para tanto, como salienta a supervisora de ensino da Rede Notre Dame, Claudia Toldo, os encontros virtuais de formação são divididos conforme as etapas de ensino em que atuam, estimulando os docentes a explorarem as novas ferramentas conforme o seu contexto profissional.

O Google Classroom, por exemplo, pautou os treinamentos ministrados, entre os dias 3 e 7 de agosto, pelos diferentes consultores ForEducation capacitados na sua utilização. Durante os encontros de formação, os educadores ND foram orientados sobre como o instrumento pode auxiliá-los a organizar as aulas, remotas e/ou presenciais, tornando-as mais dinâmicas e criativas. Afinal, trabalhando em conjunto com os outros aplicativos Google, permite-se que educadores e educandos possam, por meio da criação de turmas e de encontros virtuais, manter uma comunicação mais próxima e interativa.

Congregação de Nossa Senhora