Educadores Notre Dame apresentam trabalhos relacionados com suas práticas de sala de aula
8 de setembro de 2018 Congresso de Professores, Notícias
oficinas

Apresentações aconteceram na tarde deste sábado (08), durante o IV Congresso de Educação Notre Dame

Além das conferências, mesas redondas e debates, o IV Congresso Nacional de Educação possibilitou que os docentes vinculados às instituições de ensino Notre Dame partilhassem, na tarde deste sábado (08), conhecimentos e experiências pedagógicas significativas com os demais participantes do evento, motivando-os Educadores Notre Dame apresentam seus trabalhos no IV Congresso de Educação (5)a refletir, a partir de uma perspectiva teórica, a respeito do seu fazer cotidiano e inspirando-os a inovar, considerando as suas respectivas realidades, em suas práticas profissionais. Afinal, além de inscreverem-se como ouvintes, os docentes Notre Dame puderam submeter pesquisas científicas em Educação ou experimentos pedagógicos à Apresentação de Trabalhos dos Educadores Notre Dame.

Ao todo, 40 artigos e relatos, selecionados por banca avaliadora, foram socializados, em 14 Grupos. São trabalhos que se debruçam sobre inquietações pertinentes aos diferentes níveis de ensino e às diferentes áreas do conhecimento, além de experiências bem-Educadores Notre Dame apresentam seus trabalhos no IV Congresso de Educação (17)sucedidas em prol da construção do conhecimento.

As apresentações protagonizadas pelos docentes abordaram temáticas como a importância da psicomotricidade no desenvolvimento das crianças; a utilização da literatura infantil como ferramenta para a aprendizagem multidisciplinar; o uso do smartphone na metodologia ativa da sala de aula; a utilização de obras cinematográficas e de fotografias para explicar conceitos históricos e o papel do educador na ação pedagógica da educação inclusiva.Educadores Notre Dame apresentam seus trabalhos no IV Congresso de Educação (7)

Assim, por meio da partilha de suas experiências e conhecimentos, os educadores formam e são formados, aprendendo com as práticas dos demais, conforme destaca a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo. “No momento em que as experiências são compartilhadas, elas passam a ser inspirações para que os colegas melhorem suas práticas pedagógicas. Desse modo, cada educador, de acordo com a sua condição comunicativa e com a realidade em que está inserido, pode adaptar, recriar ou refazer essas novas práticas”, pontua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>