Estudantes são apresentados à temática que norteará o Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
15 de setembro de 2022 Notícias

Realizado em Passo Fundo, o evento reunirá pré-adolescentes e adolescentes matriculados nas diferentes instituições de ensino Notre Dame mantidas no Brasil

Alegria: palavra que revela a principal manifestação contida na expectativa de realizar algo aguardado. Passados seis anos desde que o último Encontro Nacional da Juventude Notre Dame reuniu, em Passo Fundo, cerca de mil integrantes das comunidades escolares que compõem a Rede de Educação Notre Dame, esse é o sentimento compartilhado por pré-adolescentes e adolescentes brasilienses, fluminenses, gaúchos e paulistas. Afinal, reacendendo o júbilo inerente à troca de experiências e à criação de laços propiciadas pelo evento, os estudantes foram apresentados à sua sétima edição.

Graças a ela, o ano de 2023 marcará um momento singular na história de vida dos estudantes matriculados do 8º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio das 15 instituições de ensino convidadas. Experimentando intensamente a “Alegria de Ser Notre Dame” – tema que norteará a programação a ser realizada entre 06 e 09 de setembro -, os participantes do Encontro vão vivenciar experiências tão transformadoras quanto aquelas que foram vividas por milhares de jovens, desde a década de 1960.

Retomadas durante a festividade de lançamento do evento, elas contemplam momentos de religiosidade e valorização das relações, além de atividades culturais, esportivas, lúdicas e, é claro, pedagógicas.

De acordo com a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, a multidisciplinariedade deve perpassar as vivências direcionadas aos educandos. Para tanto, uma obra literária premiada instigará a construção de saberes. “Tal iniciativa contempla os objetivos do projeto de leitura institucional que nós temos, envolvendo atividades individuais, na medida que eles leem o texto, e sociais, na medida que eles vão produzir outros textos”, conclui.

O Encontro Nacional da Juventude também exaltará a trajetória secular das Irmãs de Notre Dame em terras brasileiras. Por isso, a diretora do educandário que servirá de sede para o evento, o Colégio Notre Dame Passo Fundo, enaltece como a programação contribuirá com a evangelização que é, por carisma, o grande compromisso assumido pelas religiosas. “Pela convivência, pela espiritualidade e pela celebração, nossos jovens concretizarão o projeto de Jesus Cristo”, refletiu Irmã Elci Favaretto.

Congregação de Nossa Senhora