Irmã de Notre Dame morre em Missão na África
21 de janeiro de 2016 Notícias

O dia 20 de janeiro de 2016 ficará registrado na história da Congregação das Irmãs de Notre Dame de forma trágica. A data marca o falecimento da Irmã Bernardete Apolônia Fengler, missionária brasileira em Moçambique, na África. É a primeira irmã de Notre Dame brasileira a falecer em terras missionárias na África.

Irmãs brasileiras missionárias na África durante a visita da superiora provincial Irmã Araci Maria Ludwig. Irmã Bernardete é a segunda , da esquerda para a direita, na última fila
Irmãs brasileiras missionárias na África durante a visita da superiora provincial Irmã Araci Maria Ludwig. Irmã Bernardete é a segunda , da esquerda para a direita, na última fila

Nascida em 10 de março de 1952, em Almirante Tamandaré do Sul – RS, fez sua primeira Profissão Religiosa no dia 02 de fevereiro de 1974. Depois de desenvolver diferentes atividades no Brasil, como educadora e missionária, partiu para a missão além mar, em 2006, integrando a comunidade Mai a Murungu, de Jécua, Moçambique, permanecendo membro desta comunidade até a sua morte.

Em 2015, ano passado, Irmã Maria Bernardete veio ao Brasil para participar do Capítulo Provincial. Depois do evento, fez férias, visita a seus irmãos, irmãs e demais familiares, e fez tratamento de saúde. Por várias vezes, manifestava a preocupação pelas irmãs que estavam sozinhas em Jécua, com uma irmã recém chegada, e outras, com problemas de saúde, em final de ano letivo, provas e encaminhamentos para o novo ano. Por isso estava feliz em retornar para a missão.

Já na África, sofreu um acidente de carro no último dia 07 de janeiro. Internada desde então, em um hospital em Chimoio, às 16 horas, horário local, do dia 20, sofreu uma trombo embolia pulmonar que a levou à morte. Seu corpo será sepultado hoje, dia 22, no Cemitério Religioso de Marera, da Diocese de Chimoio.

 Irmã Bernardete com grupo de jovens em Igreja durante sua missão na África

Irmã Bernardete com grupo de jovens em Igreja durante sua missão na África

A notícia pegou todas as irmãs da Congregação de surpresa e causou profunda comoção. Irmã Araci Maria Ludwig, Superiora Provincial da Província Santa Cruz, à qual pertencia Irmã Bernardete, em relato para as irmãs inicia sua reflexão da seguinte forma: “Quem não guarda da Irmã Maria Bernardete o espírito de alegria, jovialidade, humor?  Na simplicidade e verdade das palavras como de uma criança, alegrava as irmãs, o ambiente onde estava. Ser pequeno, simples, verdadeiro, eis a questão para entrarmos no Reino dos Céus.  Cremos que Irmã Maria Bernardete está junto de Deus. Ela é a primeira Irmã de Notre Dame, a ser enterrada, na terra sagrada da África”.

Homenagem em Passo Fundo

Em Passo Fundo, acontece nessa sexta-feira (22), mesmo dia de seu sepultamento, uma Celebração Eucarística na Capela do Colégio Notre Dame. A missa, será às 18h e é aberta à toda a comunidade.

Congregação de Nossa Senhora