Irmã Dirce Slaviero assume o Governo da Província da Santa Cruz
10 de janeiro de 2020 Notícias
Imagem Destacada

Comprometimento, emoção e simplicidade marcaram a transição da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame a um novo Governo. Com sede em Passo Fundo e mantenedora da Rede de Educação, Hospitais e Entidades Sociais Notre Dame, a organização passou, nesta sexta-feira (10), da administração de Irmã Araci Maria Ludwig para a de Irmã Dirce Slaviero.

Realizada na Capela do Colégio Notre Dame Passo Fundo, a solenidade que marcou o início do 11º Governo da Província,  instituída em 1937, reuniu mais de 100 Irmãs oriundas das obras mantidas em todo o território nacional. Afinal, elas passam a ser coordenadas por Irmã Dirce, assim como as frentes missionárias e apostólicas com atuação no Acre, na Bahia, no Distrito Federal, no Maranhão, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Moçambique.

Ao encerrar o seu segundo mandato, Irmã Araci Maria Ludwig deixa o Governo Provincial com a certeza de que os desafios foram superados e enaltecendo o cotidiano como a arena onde a Missão acontece. “Onde estiver uma irmã de Notre Dame, lá estará o nosso coração”, afirmou à abertura do seu pronunciamento. “Quanto mais nossa vida se tornar um testemunho dos sentimentos de Jesus, tanto mais seremos fecundas para o Reino de Deus”, prosseguiu em seu discurso marcado, concomitantemente, pela gratidão ao trabalho realizado pelas religiosas que se envolveram diretamente no seu Governo e pelo olhar voltado para o futuro. Afinal, Irmã Araci lembrou dos desafios, como a sustentabilidade e as crises política e econômica que vêm assolando o país, que interferem diretamente na gestão de uma instituição como a Congregação.

Além disso, encorajou as religiosas a perseverar no seu fazer apostólico. “Desejo a vocês, queridas Irmãs, do norte ao sul, do sudeste ao centro oeste, do Brasil e de Moçambique, sucesso. Eu saio da administração provincial, mas continuo solidária a cada uma. Sejam todas felizes”, exclamou. “Com a bênção de Deus e a companhia de Maria, que sempre me acompanharam e senti muito perto em todos os lugares e viagens, parto para a minha nova Missão!”, concluiu.

A nova Superiora Provincial, Irmã Dirce Slaviero, expressou a emoção de assumir o cargo e evidenciou o desafio de, em suas palavras, “avançar para águas mais profundas e lançar as redes”. A religiosa, ainda, agradeceu a confiança das Irmãs, que a escolheram para coordenar a Província pelos próximos seis anos, exaltando a coletividade. “O trabalho em equipe, a confiança nas habilidades diferenciadas das Irmãs convidadas para compor o Conselho Provincial, tornam-se essenciais para enfrentarmos as exigências dos novos tempos”, frisou.

“Vivemos uma época de mudanças de paradigmas. Nossos princípios são abalados pelas mudanças velozes e volúveis da globalização e das mídias sociais. A situação econômica é instável e o futuro nos desafia. Nossa Vida Religiosa Consagrada nos impulsiona a avançar no caminho da doação e do serviço aos que mais precisam. Vamos continuar com a Missão que recebemos de Santa Júlia e das primeiras Irmãs, e educar em todas as formas, em especial através da catequese e de outros ministérios pastorais”, refletiu.

Por fim, citando o Papa Francisco, Irmã Dirce inspirou as religiosas para a construção dessa nova etapa da história Notre Dame – que, no Brasil, caminha para o seu centenário. “Recordar o passado com gratidão, viver o presente com entusiasmo e olhar o futuro com esperança”, mencionou.


3 opiniões sobre “Irmã Dirce Slaviero assume o Governo da Província da Santa Cruz”

  1. Estudei na Escola Menino Jesus em PassoFundo!Regida pela mesma congregação das irmãs do Notre Dame! Obrigado pelo ensinamento que me passaram!

  2. Irmã Dirce, nossa querida e amada, rogamos a Santa Julia Biliard, que vos dê Saúde e muita paz, para trilhar este novo caminho para o qual a Sra. Fostes escolhida, educar sempre com muito amor, e dedicação às obras grandiosas do nosso DEUS e Senhor AMEM. Abraços da Família POSSETTI de CARAZINHO RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>