Irmã Dirce Slaviero assume o Governo da Província da Santa Cruz
10 de janeiro de 2020 Notícias
Imagem Destacada

Comprometimento, emoção e simplicidade marcaram a transição da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame a um novo Governo. Com sede em Passo Fundo e mantenedora da Rede de Educação, Hospitais e Entidades Sociais Notre Dame, a organização passou, nesta sexta-feira (10), da administração de Irmã Araci Maria Ludwig para a de Irmã Dirce Slaviero.

Realizada na Capela do Colégio Notre Dame Passo Fundo, a solenidade que marcou o início do 11º Governo da Província,  instituída em 1937, reuniu mais de 100 Irmãs oriundas das obras mantidas em todo o território nacional. Afinal, elas passam a ser coordenadas por Irmã Dirce, assim como as frentes missionárias e apostólicas com atuação no Acre, na Bahia, no Distrito Federal, no Maranhão, no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de Moçambique.

Ao encerrar o seu segundo mandato, Irmã Araci Maria Ludwig deixa o Governo Provincial com a certeza de que os desafios foram superados e enaltecendo o cotidiano como a arena onde a Missão acontece. “Onde estiver uma irmã de Notre Dame, lá estará o nosso coração”, afirmou à abertura do seu pronunciamento. “Quanto mais nossa vida se tornar um testemunho dos sentimentos de Jesus, tanto mais seremos fecundas para o Reino de Deus”, prosseguiu em seu discurso marcado, concomitantemente, pela gratidão ao trabalho realizado pelas religiosas que se envolveram diretamente no seu Governo e pelo olhar voltado para o futuro. Afinal, Irmã Araci lembrou dos desafios, como a sustentabilidade e as crises política e econômica que vêm assolando o país, que interferem diretamente na gestão de uma instituição como a Congregação.

Além disso, encorajou as religiosas a perseverar no seu fazer apostólico. “Desejo a vocês, queridas Irmãs, do norte ao sul, do sudeste ao centro oeste, do Brasil e de Moçambique, sucesso. Eu saio da administração provincial, mas continuo solidária a cada uma. Sejam todas felizes”, exclamou. “Com a bênção de Deus e a companhia de Maria, que sempre me acompanharam e senti muito perto em todos os lugares e viagens, parto para a minha nova Missão!”, concluiu.

A nova Superiora Provincial, Irmã Dirce Slaviero, expressou a emoção de assumir o cargo e evidenciou o desafio de, em suas palavras, “avançar para águas mais profundas e lançar as redes”. A religiosa, ainda, agradeceu a confiança das Irmãs, que a escolheram para coordenar a Província pelos próximos seis anos, exaltando a coletividade. “O trabalho em equipe, a confiança nas habilidades diferenciadas das Irmãs convidadas para compor o Conselho Provincial, tornam-se essenciais para enfrentarmos as exigências dos novos tempos”, frisou.

“Vivemos uma época de mudanças de paradigmas. Nossos princípios são abalados pelas mudanças velozes e volúveis da globalização e das mídias sociais. A situação econômica é instável e o futuro nos desafia. Nossa Vida Religiosa Consagrada nos impulsiona a avançar no caminho da doação e do serviço aos que mais precisam. Vamos continuar com a Missão que recebemos de Santa Júlia e das primeiras Irmãs, e educar em todas as formas, em especial através da catequese e de outros ministérios pastorais”, refletiu.

Por fim, citando o Papa Francisco, Irmã Dirce inspirou as religiosas para a construção dessa nova etapa da história Notre Dame – que, no Brasil, caminha para o seu centenário. “Recordar o passado com gratidão, viver o presente com entusiasmo e olhar o futuro com esperança”, mencionou.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>