IV Congresso de Educação Notre Dame convida educadores a serem “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5, 13-16)
6 de setembro de 2018 Congresso de Professores, Notícias

Solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira (06)

“Professor, seja a diferença onde você estiver. Ajude-nos a dar o sabor necessário para que a sala de aula se torne um espaço transformador. Que o estudante saia de suas aulas iluminado com a graça, a sabedoria, a bondade e o coração generoso e que tenha a capacidade de olhar com empatia para o irmão ao lado”. As palavras, proferidas pela coordenadora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Ivanês Fillipin, durante a cerimônia de abertura do IV Congresso de Educação Notre Dame, dão o tom do que será Solenidade de abertura - IV Congresso de Educação Notre Dame (50)vivenciado pelos, cerca de, 700 educadores que participam do evento, realizado entre a quinta-feira (06) e o domingo (09), no Colégio Notre Dame.

Reunidos no auditório do educandário, a partir das 18h, os docentes foram novamente convidados, durante a solenidade, a serem – como prevê o tema do evento -, o “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5, 13-16), a fim de que sejam sujeitos transformadores, mediadores de processos de ensino capazes de gerar aprendizagens significativas.

Afinal, de acordo com a religiosa, é por meio dessa prática, que orienta o fazer pedagógico da Rede de Educação Notre Dame, que Solenidade de abertura - IV Congresso de Educação Notre Dame (54)os educadores se tornam protagonistas do processo educacional, formando estudantes capazes de transformar conhecimento em atitude e preparados para exercer sua cidadania e para atuar com excelência nas mais diversas esferas da sociedade.

Essa importante missão desempenhada pelos educadores também foi destacada pelo vice-prefeito municipal, João Pedro Nunes, que lembrou as milhares de pessoas que já foram educadas dentro das escolas Notre Dame, ao longo dos 95 anos de presença em Passo Fundo e no Brasil. “Vocês, por meio de seus exemplos e pelo Solenidade de abertura - IV Congresso de Educação Notre Dame (60)conhecimento que transferem às crianças e aos adolescentes, são vitais para o processo de construção da sociedade”, disse aos docentes. “Nós, do Poder Público, temos o grande compromisso de acompanhar e estar junto dessa Rede de Educação que tanto ajuda no crescimento da cidade e do nosso país”, finalizou.

Antes de abrir oficialmente o evento, a Presidente da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, Irmã Araci Ludwig, fez um resgate histórico das três edições anteriores do Congresso. Ao falar sobre a atual, a religiosa salientou o papel protagonizado pelos docentes na construção de um mundo mais justo e iSolenidade de abertura - IV Congresso de Educação Notre Dame (63)gualitário. “Vossa missão é dar gosto, cor e sabor, contribuindo para que o Reino de Deus seja aqui e agora. Por isso, o amor e o cuidado que vocês dispensam aos seus alunos é algo sagrado, capaz de promover inúmeras transformações. Que esse tempo que passaremos juntos contribua, ainda mais, para a formação de cada um de vocês. Obrigada por nos ajudarem a construir essa grande obra educacional que é a Rede de Educação Notre Dame”, agradeceu.

A solenidade de abertura foi encerrada pela fala do Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Ao pedir as bênçãos de Deus para a realização do Congresso, ele lembrou que os educadores são como discípulos de Jesus e que, através do seu testemunho de amor, podem transformar o mundo.


Congregação de Nossa Senhora