Ainda tomados pela euforia e pelo entusiasmo do primeiro contato, os participantes do VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame iniciaram, nesta manhã, as atividades previstas para o segundo dia do evento.
Após desfrutarem do café da manhã, eles voltaram a se reunir na estrutura coberta, onde foram acolhidos pela equipe de animação e vivenciaram um momento de espiritualidade, conduzido por integrantes da Escola Maria Rainha, de Júlio de Castilhos, e da Escola Notre Dame Menino Jesus, de Passo Fundo.
Em seguida, foram convidados a refletir sobre a alegria intrínseca ao ato de viver, ao prestigiarem a palestra ministrada por Tiago Linck – adolescente gaúcho, supostamente portador de tetra-amelia, uma síndrome rara que ocasiona a ausência dos membros superiores e inferiores.
Com sua fala otimista, bem-humorada, inspiradora e motivacional, o convidado enalteceu a importância de valorizar aquilo que se tem, aproveitando com intensidade o presente e nunca desistindo dos sonhos, apesar das dificuldades.
“O que quer que aconteça, não desista, pois mesmo no pior dia, há pessoas que nos amam, há abraços para dar e receber, há quem precise de você. Mesmo no pior dia, há esperança, há sonhos, há realização. Pois mesmo no pior dia, a vida vale a pena ser vivida”, enfatizou, motivando os estudantes a aproveitarem cada oportunidade de estar ao lado daqueles por quem nutrem afeto.
Além disso, acompanhado de seus familiares, o palestrante compartilhou com os espectadores a forma como realiza as atividades mais simples do dia a dia, como comer, tomar banho e ir à escola, demonstrando que suas limitações físicas não o impedem de ter uma vida normal e feliz.
Por fim, ainda, abriu espaço para seus pais e suas irmãs partilharem os ensinamentos que a convivência com o Tiago proporciona. Ao relatar tal experiência, sua mãe, Rosane, recordou o dia em que os filhos nasceram e emocionou o público ao ressaltar a angústia que sentia ao pensar que o filho nunca poderia abraçá-la – sentimento que foi superado ao compreender que o mais significativo abraço é aquele que se dá com o coração.