Rede Notre Dame passa a ofertar currículo de educação bilíngue
13 de outubro de 2021 Notícias

Por meio de parceria com a instituição pioneira na implantação de tal modelo no Ensino Básico brasileiro, as escolas vão oportunizar a formação em dois idiomas a partir do próximo ano letivo

Comprometidos em contribuir para que os seus estudantes desenvolvam as habilidades exigidas pelo seu próprio tempo, os educandários Notre Dame passam a dispor de um currículo bilíngue. Implementado por meio de parceria com o Be – Bilingual Education e voltado às crianças matriculadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ele visa formar indivíduos com repertório cultural amplo, além de fluentes e proficientes em dois idiomas. Para tanto, compreende um conteúdo disciplinar completo e compatível com os parâmetros nacionais e internacionais, o qual será explorado em períodos ministrados inteiramente em inglês.

“Para aprender uma língua de forma eficiente, é preciso dar vida a ela. As palavras e sons precisam se conectar, assim como imagens, sensações e emoções. As partes da gramática não podem ser apenas códigos da língua, elas têm que ser algo que ajude a contar uma história”, afirma a CEO do Be, Flávia Fulgêncio. Por isso, a formação ofertada aos educandos Notre Dame integrará o aprendizado da linguagem ao do conteúdo de Ciências, por meio de uma abordagem de caráter ativo, com enfoque no desenvolvimento de competências e habilidades.

Participando de projetos e vivenciando experiências investigativas, as crianças serão levadas a compreender a natureza da disciplina, construindo os saberes preconizados na Base Nacional Comum Curricular, de acordo com parâmetros internacionais de educação. Para isso, os processos de ensino e de aprendizagem estarão amparados no material didático da renomada editora internacional National Geographic Learning e em instrumentos capazes de promover a interação com o conhecimento – tais como a realidade aumentada e a gamificação -, bem como as relações entre diferentes saberes.

Assim, mais que permitir ao educando o trânsito no meio social e acadêmico, ampliando o seu acesso a bens culturais e, consequentemente, dotando-o de uma aumentada capacidade reflexiva, o currículo bilíngue adotado pelas escolas Notre Dame irá favorecer o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem colaborativa.

Além disso, irá propiciar que a criança estreite os laços com a tecnologia, uma vez que, acessada por computadores, smartphones e tablets, a plataforma Beyond dispõe de atividades e conteúdos pedagógicos desenvolvidos exclusivamente para o meio digital.

Soma-se a tais benefícios, o desenvolvimento cerebral inerente ao aprendizado, ainda na infância, de uma nova língua de instrução. Afinal, o bilinguismo possibilita que o órgão desempenhe com maior competência as suas funções executivas, oportunizando que o indivíduo apresente maior facilidade para alternar entre tarefas, estabelecer prioridades, reter memórias, tomar decisões e comunicar-se.

A aquisição de uma segunda língua, igualmente, antecipa a consciência metalinguística e previne doenças neurológicas, além de contribuir para a compreensão da língua materna.

Dessa forma, os processos de ensino construídos nas escolas Notre Dame intensificam, a partir da parceria firmada com o Be – Bilingual Education, sua busca pela formação integral dos educandos.

Congregação de Nossa Senhora