Hibridismo, multimodalidade, realidade misturada, realidade aumentada, espaços presenciais, simultaneidade. Palavras que até bem pouco tempo atrás não eram tão corriqueiras no cotidiano do aprender e educar em sala de aula. Hoje, os estudantes, mais que os professores, habitam espaços presenciais físicos e, simultaneamente, “e-habitam” espaços digitais virtuais. Para os estudantes, não faz mais sentido estabelecer qualquer tipo de separação ou fronteira entre estes dois espaços. “O mundo no qual nasceram, vivem e convivem nossos estudantes se constitui na coexistência”, afirma a doutora em Informática na Educação e professora da Unisinos, Eliane Schlemmer.
Neste contexto, a Rede de Educação Notre Dame tem apostado e investido no processo formativo em Educação Digital. “De um lado temos os estudantes nesta realidade de coexistência entre o real e virtual. De outro, temos os professores formados no analógico, não por culpa deles, mas por característica das gerações diferentes que se encontram em uma sala de aula. Diante disto é preciso refletir sobre: como estas tecnologias estão se constituindo na educação, enquanto simples novidade ou como inovação? Como nossas escolas compõem os espaços de ensino e aprendizagem? Quais as potencialidades e limites percebidos? O que dizem as pesquisas? Como estamos utilizando pedagogicamente os tablets, smartphones, mídias sociais, metaversos, realidade aumentada, Realidade misturada, aplicativos?”, questiona Schlemmer.
Como todos estes desafios postos, a Rede de Educação Notre Dame iniciou em 2014 a formação e capacitação de coordenadores pedagógicos e professores de diferentes níveis de ensino em propostas educacionais contemporâneas fundamentais nas mais recentes teorias de ensino e de aprendizagem em um contexto de hibridismo e multimodalidade. Para atingir estes objetivos os educadores envolvidos participam de forma online de treinamentos e oficinas de diferentes plataformas digitais que podem ser utilizadas no processo pedagógico desenvolvido nas Escolas Notre Dame do Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
O professor doutorando em Educação pela Unisinos, Ederson Luiz Locatelli, explica que o processo de formação e capacitação ocorre simultaneamente a prática profissional dos educadores. “Com isto a prática profissional é trazida, enquanto processo de capacitação e formação, avaliada continuamente como forma de retroalimentação e possíveis correções de rumos que possam se fazer necessárias”, contextualiza Ederson.
Algumas práticas já estão acontecendo nas Escolas com os estudantes. Um encontro em Porto Alegre reuniu os educadores de todo o Brasil envolvidos nas diferentes escolas e serviu de troca de experiências sobre o andamento de oito projetos simultâneos ligados à Educação Digital Notre Dame.