Excelência pedagógica. Compreendida pela Rede de Educação Notre Dame como um conjunto de práticas que permitem às crianças e aos adolescentes transporem para as suas vidas os saberes construídos em aula, de forma a mudar comportamentos e transformar as realidades em que estão inseridos, a incessante busca por ela impele cada um dos envolvidos no processo de ensino a idealizar vivências de aprendizagem significativas e determinantes para a formação integral dos educandos.
Portanto, o trabalho pedagógico diário é esteado no cultivo da curiosidade e da criatividade; no fortalecimento da autoconfiança e da autonomia; e no aprimoramento de habilidades e competências capazes de impactar a vida do sujeito em sociedade. Além disso, desenrola-se com o aporte da tecnologia – entendida como um conjunto de ações híbridas que atende às necessidades de criar, contribuir e colaborar.
Tendo em vista os objetivos de construção do conhecimento, vivência de valores, socialização de saberes e desenvolvimento da originalidade inovadora e da criatividade crítica, a Rede Notre Dame também prioriza a formação permanente de educadores, possibilitando que eles se debrucem reflexivamente sobre as inquietações inerentes ao seu ofício, bem como se atualizem nos âmbitos técnico e teórico do fazer educacional.
Por isso, o projeto “Conhecimento 5G – Educação Notre Dame: ultrapassando fronteiras” pressupõe ações que contemplem tanto os discentes e os seus respectivos responsáveis, quanto os docentes. Todas elas, porém, intermediadas pelas tecnologias digitais que permitem aos saberes transgredirem os limites do tempo e do espaço, consolidando o paradigma do compartilhamento e, sobretudo, da cooperação entre partícipes de uma proposta.
Entre as vivências nele abarcadas, pode-se citar a realização das Aulas em Rede – proposta voltada à última etapa da Educação Básica, na qual educadores vinculados às diferentes escolas Notre Dame devem aprofundar, explorando a interdisciplinaridade, conteúdos pertinentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Outra atividade destinada aos jovens é a Redação em Rede – que consiste em oportunizar o diálogo entre os estudantes e participantes do ENEM que se destacaram na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. Mediadas por docentes, tais conversas pretendem elucidar quais aspectos devem ser privilegiados na prova.
Os educandos do Ensino Médio serão convidados, ainda, a debater as obras literárias recomendadas pelos mais concorridos vestibulares brasileiros. A leitura, que sempre é destaque nas ações promovidas pela Rede Notre Dame, também será contemplada em iniciativas realizadas graças à parceria firmada com a plataforma Árvore de livros – tais como rodas de conversa e contações de histórias.
Envolvendo também os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, estão discussões filosóficas e tira-dúvidas em Rede. Além disso, os matriculados a partir do 6º Ano serão desafiados a apropriarem-se da técnica de Design Thinking para, de forma colaborativa, solucionar os problemas lançados por educadores das diferentes instituições de ensino Notre Dame.
Tais educandos ainda poderão socializar os saberes construídos por meio da sistematização de conceitos que, visando à construção de novos conhecimentos e oportunizando a resolução de situações, transpassa as iniciativas escolares voltadas à iniciação científica.
No que diz respeito aos responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes matriculados nos educandários Notre Dame, o projeto “Conhecimento 5G” contempla a promoção de momentos reflexivos, nos quais serão abordadas questões peculiares à educação dos filhos.
Já no que tange à formação docente, ele prevê a realização de encontros por área do conhecimento ou disciplina, tendo em vista a adoção de alternativas tecnológico-pedagógicas adequadas aos conteúdos trabalhados pelos educadores.