Entre a terça-feira (23) e a sexta (26), os agentes de Pastoral Escolar que atuam nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, além do Distrito Federal, estiveram reunidos em Passo Fundo, onde participaram de reuniões de planejamento da sexta edição do Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, que acontece entre os dias 07 e 10 de setembro.
Reunidos com a equipe de coordenação do evento que integra estudantes concluintes do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio das escolas Notre Dame, os agentes puderam debater e delinear as ações que serão propostas aos adolescentes que vão se reunir no norte gaúcho. Conforme a gestora da Rede de Educação, Irmã Elci Favaretto, o intuito dos organizadores é o de que os estudantes inscritos no Encontro Nacional vivenciem, como protagonistas, momentos de integração, reflexão e partilha. “Queremos instigar a liderança de cada um, já que esse é o principal objetivo da Pastoral Escolar: incentivar o protagonismo juvenil, através dos princípios cristãos”, destaca.
Os agentes de Pastoral, durante esse planejamento, também compartilharam experiências e sugestões de atividades preparatórias para o Encontro. Elas devem ser desenvolvidas nas instituições de ensino de origem dos educandos, de forma interdisciplinar, até o mês de realização do evento.
Nesses dias reunidos, os agentes ainda discutiram propostas de trabalho da Pastoral para o ano letivo de 2016, a partir dos princípios e valores que norteiam a pedagogia Notre Dame, e participaram de momentos de reflexão, espiritualidade e partilha, nos quais expuseram aos colegas as experiências vivenciadas nas escolas.
Exemplo disso foi o exercício de espiritualidade, conduzido pelo agente de Pastoral do Colégio Notre Dame Ipanema, Henrique Kaladan. Nele, os participantes foram convidados a refletir sobre como é possível evangelizar por meio dos cinco sentidos. O objetivo, conforme destaca Henrique, foi o de promover entre os participantes a compreensão de que Deus se manifesta através do olhar, da capacidade de ouvir e de sentir de cada um. “Precisamos encontrar Deus nas pequenas coisas e saber como Ele se manifesta em nós para que, através dos nossos gestos, possamos evangelizar as pessoas que estão à nossa volta”, explicou.