Com o coração cheio de fé, gratidão e esperança, as Irmãs de Notre Dame do Brasil viveram um momento histórico na caminhada da Congregação: o último Encontro Interprovincial antes da unificação das duas províncias brasileiras, a Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas (RS), e a Província da Santa Cruz, com sede em Passo Fundo (RS). Realizado entre 31 de outubro e 2 de novembro, o encontro reuniu aproximadamente 120 Irmãs e celebrou o caminho de comunhão que vem sendo construído há cinco anos, em preparação para a criação da Província Nossa Senhora de Guadalupe.
O evento teve como propósito fortalecer os laços de comunhão e missão entre as Irmãs, aprofundando a integração entre as duas Províncias e promovendo o planejamento conjunto para o ano de 2026, quando a unificação se concretizará. Marcando a etapa final de uma caminhada marcada pela escuta, pela partilha e pela oração, a programação iniciou-se com a recepção das participantes, marcada por animação vocacional e acolhida fraterna. Em seguida, as Irmãs se reuniram em oração, invocando o Espírito Santo para iluminar e conduzir os trabalhos ao longo do encontro.
Na sequência, ocorreu uma formação conduzida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Cardeal da Igreja Católica e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), Dom Jaime Spengler. Ao longo da tarde, Dom Jaime promoveu reflexões sobre missão e os desafios da vida consagrada nos tempos atuais.
O primeiro dia encerrou-se com Celebração Eucarística, seguida por jantar e momento de convivência fraterna, expressando o espírito de comunhão que marca esta etapa da história Notre Dame no Brasil.
O final de semana seguiu com momentos de espiritualidade, reflexão e planejamento, incluindo a construção do Plano de Ação da futura Província Nossa Senhora de Guadalupe. O sábado (1º) ainda foi marcado por celebração em ação de graças pelos 175 anos da Congregação das Irmãs de Notre Dame. Já no encerramento do Encontro, prestou-se tributo às Irmãs que já concluíram sua missão terrena e permanecem unidas à Congregação na eternidade.
Um novo tempo de missão:
O Encontro Interprovincial das Irmãs de Notre Dame simbolizou um tempo de discernimento e renovação. Com fé, esperança e espírito missionário, as Irmãs de Notre Dame seguem unidas e confiantes na condução do Espírito Santo rumo a uma nova etapa de sua história no Brasil. Conforme destaca a primeira Superiora da Província Nossa Senhora de Guadalupe, Irmã Vânia Maria Dalla Vecchia, Deus as chama, neste novo momento, a enfrentar os desafios com fé e amor. Nesse sentido, o evento evidencia o compromisso compartilhado pelas religiosas com a missão, a comunhão e a esperança, além de prepará-las para percorrer, com coragem, os novos caminhos que se abrem à Congregação no Brasil.