Além de apresentação solidária, projeto cultural prevê a arrecadação de brinquedos, que serão destinados às crianças atingidas pelas intempéries
Talvez a mais divina entre as virtudes humanas, aquela que orienta para um viver alicerçado em sólidos princípios morais servirá de inspiração à 18ª edição do espetáculo que convida a congregarmo-nos em torno do recém-nascido no qual repousam, através dos milênios, a fé e a esperança.
Reconhecida nas escrituras como um presente ofertado por Deus, a Sabedoria, tal qual o verbo feito carne, aproxima-nos do sagrado, impulsionando ações que contribuam para a concretização do Seu projeto. Por isso, ao tornar a conduzir dezenas de milhares à contemplação do milagre que assegura a redenção, a Cantata Natalina irá evidenciar o cuidado com a Criação.
Conforme o coordenador artístico do evento, Vanderlan Lima, a virtude escolhida como tema para o espetáculo perpassa a capacidade de transcender à satisfação imediata dos anseios, visando à perenidade da vida. “O efêmero, que pauta nosso tempo e tanto implica nas relações que travamos, seja com nosso semelhante ou com os recursos disponíveis, exige que sejamos sábios para cultivar valores e agir conforme eles”, afirma o educador, enfatizando como as apresentações, que devem ocorrer entre 23 de novembro e 07 de dezembro, também farão alusão às sucessivas tragédias climáticas que vêm assolando o Rio Grande do Sul. “Sensibilizados como todos nós estamos, não poderíamos deixar de referenciar a dor e a força do povo gaúcho”, destaca Vanderlan.
Movida pela mesma comoção, a Comissão Organizadora da Cantata Natalina anunciou, na manhã desta sexta-feira (14), a realização de uma campanha em prol das crianças afetadas pelas enchentes. Em pronunciamento às autoridades civis, militares e religiosas que, somando-se a representantes das empresas viabilizadoras, se reuniam no Colégio Notre Dame Passo Fundo para prestigiar a cerimônia de lançamento da 18ª edição do evento, a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero, detalhou a iniciativa. “Nosso objetivo é a arrecadação de, pelo menos, 2 mil brinquedos, que serão destinados aos canoenses atingidos pela inundação”, esclareceu a religiosa, lembrando que ação semelhante foi realizada no ano passado, distraindo os pequenos habitantes de Muçum e Roca Sales das tristezas que lhes foram impostas pelo transbordo do Rio Taquari, em setembro e novembro de 2023.
Norteado por um versículo bíblico que evidencia os aspectos intrinsecamente humanos de um ser também divino – “Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça” (Lucas 2,52) -, o espetáculo caracterizado pela profusão artística ainda convidará seus protagonistas a agirem conforme o exemplo dado pelo filho de Deus enquanto, convivendo entre os homens, conhecia os sentimentos que lhes acompanham no percorrer do tempo. Afinal, a empatia e a solidariedade serão vivenciadas em uma apresentação extra, que terá como público os moradores do Bairro Mathias Velho – um dos mais acometidos pelas enchentes entre os que compõem o município de Canoas.
Desse modo, conforme salientou o assessor especial do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp, o evento irá inspirar novo ânimo entre os gaúchos. “Em nome do governador Eduardo Leite, agradeço por aquecerem nossos corações. Estamos tão machucados, tão necessitados de esperança em dias melhores, de alegria, e certamente, por meio da Cantata, teremos a lembrança disso, que é o mais importante”, frisou.
Em mensagem enviada aos presentes, o deputado Federal Luciano Azevedo também enalteceu como o espetáculo, inicialmente idealizado com o intuito de homenagear Passo Fundo pelo sesquicentenário da sua emancipação político-administrativa, segue fiel ao compromisso de anunciar os valores que perpassam o nascimento do Deus Menino. “A Cantata Natalina é uma marca da nossa cidade, que nos permite a reflexão, a oração, o agradecimento e, principalmente, a vivência do espírito do Natal”, enfatizou.
Exaltando a trajetória principiada em 2007, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Saul Spinelli, refletiu sobre como o evento engrandece o senso comunitário entre aqueles que são seus mais longevos espectadores. “A Cantata Natalina faz com que Passo Fundo reconheça sua grandiosidade e a grandiosidade da sua gente, dos homens e das mulheres que a construíram e a constroem, pois nos convida a olhar para o lado, a agradecer nossos semelhantes. Afinal, é feita por crianças, homens e mulheres daqui”, comentou.
Atualmente protagonizadas pelas diversas comunidades educativas Notre Dame, sendo prestigiadas, ainda, em Carazinho (RS), em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), as apresentações integram um projeto que prevê a realização de iniciativas voltadas à formação cultural, as quais transcendem os limites das instituições. Exemplo disso é a parceria firmada com a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Pública de Música Yamandu Costa, que viabiliza o desenvolvimento das habilidades inerentes ao canto coral, bem como oportuniza que alunos da rede pública de ensino unam suas vozes às dos coros que reproduzem as canções a nortear o espetáculo. Por isso, o prefeito Pedro Almeida enalteceu a abrangência e o valor da Cantata Natalina. “A Cantata não é só um movimento cultural e artístico. É um movimento que tem, dentro dele, muitos significados. Mas o principal é a educação – aquilo que tem que ser um pilar da nossa sociedade”, destacou.
Por fim, ao conceder a bênção à 18ª edição do evento, o Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber, parabenizou as Irmãs de Notre Dame pela perseverança em lembrar-nos, a partir da criatividade e das diferentes manifestações artísticas, o verdadeiro significado do Natal. “A presença de Cristo, Deus que assume a vida humana, é a maior bênção e a fonte das bênçãos: e isso é representado nos espetáculos”, ponderou o religioso.
Reafirmando o compromisso de renovar-se, conduzindo seus espectadores por uma narrativa que, embora tão intimamente conhecida, é construída, ano após ano, a partir de perspectivas distintas, a Comissão Organizadora da Cantata Natalina concedeu aos convidados para a solenidade uma prévia do que pincelará fagulhas de esperança nos olhares dispostos em plateia.
Cronograma de apresentações:
– Passo Fundo (RS):
Diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo: 23 de novembro e 07 de dezembro
Diante da Escola Notre Dame Menino Jesus: 30 de novembro
– Carazinho (RS):
Diante do Colégio Notre Dame Aparecida: 04 de dezembro
– Rio de Janeiro (RJ):
Colégio Notre Dame Recreio: 29 de novembro
Colégio Notre Dame Ilha: 06 de dezembro
Colégio Notre Dame Ipanema: 06 de dezembro
– São Paulo (SP):
Colégio Notre Dame Rainha: 06 de dezembro