Ganhando tom: com o repertório da Cantata Natalina definido, coralistas dedicam-se a exercitá-lo
3 de outubro de 2018 Notícias

Um dom divino que precisa ser cultivado e exercitado – como define a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Araci Ludwig -, a Bondade será o fio condutor da 12ª edição da Cantata Natalina – espetáculo promovido pelas escolas mantidas, no Rio Grande do Sul, pelas religiosas. Afinal, além de ser um valor exemplificado e propagado pelo verbo que se fez carne, foi enaltecido e transformado em missão, pela mãe espiritual da Congregação que, em 2018, celebra 95 anos de atuação no Brasil. “Santa Júlia nos deixou a missão de divulgarmos as maravilhas de Deus, que é nosso maior exemplo de bondade”, comenta Irmã Araci, complementando que, quando se trata as pessoas à volta com bondade, honra-se a Ele e ao sacrifício de Jesus.

Coral InfantilPor isso, os cânticos que emocionarão milhares de pessoas – nas noites de 17 de novembro, 01 e 08 de dezembro, em Passo Fundo, e na de 24 de novembro, em Carazinho – enfatizam tal valor, além de fazer menção ao nascimento do Deus menino e à festividade que o envolve. Ao todo, são 13 canções e um medley – que, desde agosto, estão sendo ensaiados, semanalmente, pelos coralistas que emprestam suas vozes ao evento.

Ensaio - Coral Municipal (2)Entre eles, estão mais de 110 estudantes da rede pública de ensino de Passo Fundo, que, além dos exercícios semanais – realizados nas próprias escolas, sob orientação dos seus professores de musicalização – participam de prática supervisionada pela coordenadora artística da Cantata, Irmã Mirtes Helena Roman.

Realizado na última segunda-feira (01), no Espaço Alternativo do Colégio Notre Dame, o exercício possibilitou que as crianças e os adolescentes – matriculados nas Escolas Municipais Benoni Rosado, Cohab Secchi, Fredolino Chimango, Notre Dame e Urbano Ribas – conhecessem os gestos que devem, complementarmente às músicas, enfatizar, assim como as coreografias e as encenações, o Coral Adultoconvite para que os espectadores contemplem a bondade de Deus e sintam-se impelidos a reproduzi-la.

Eles, ainda, repassaram o repertório – cuja gravação, que servirá de guia para as apresentações, já foi realizada, em estúdio, por estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus, além de coralistas adultos.

Congregação de Nossa Senhora