Irmãs de Notre Dame celebram o ingresso de duas jovens no Noviciado
5 de fevereiro de 2024 Notícias

Cerimônia eucarística uniu representantes das duas Províncias brasileiras da Congregação Religiosa

Particularmente significativa às religiosas reunidas na Casa Santa Cruz, uma vez que marcava o 220º jubileu de fundação da Congregação a que são consagradas, a sexta-feira (02) as impeliu a celebrar a continuidade da obra educacional e evangelizadora idealizada e concretizada, no século XIX, por Júlia Billiart. Afinal, as Irmãs de Notre Dame louvavam a Deus, em cerimônia presidida por Padre Marco Petry e realizada na capela homônima à casa de retiros por elas mantida em Passo Fundo (RS), devido ao ingresso de duas postulantes no Noviciado – penúltima das etapas formativas que culminam com a profissão perpétua dos votos de castidade, obediência e pobreza.

Ana Kaele de Sousa Silva, natural do Piauí, e Elis Cristina Brito Farias, oriunda do Acre, manifestaram diante da Superiora da Província da Santa Cruz, Irmã Dirce Slaviero, o anseio de prosseguir sua formação para a Vida Religiosa Consagrada, respondendo afirmativamente quando questionadas sobre sua disposição para realizar a experiência da bondade de Deus, da vida comunitária fraterna e da oração, segundo preveem as Constituições da Congregação das Irmãs de Notre Dame. Por isso, tendo seu desejo acolhido pela Provincial, cada jovem recebeu o seu exemplar do documento que irá orientá-las no serviço à Igreja Católica.

Simbolizando o compromisso das noviças com o carisma, o espírito e a missão partilhados pelas Irmãs de Notre Dame, a cruz que identifica tais religiosas lhes foi concedida, assim como a designação que, acrescida aos seus nomes de batismo, as acompanhará no seguimento radical de Jesus Cristo.

Agora identificada como Irmã Maria Ana Kaele, a jovem de 25 anos regozijou-se ao ter realizada a aspiração de aprender o modo de vida das Irmãs de Notre Dame, rendendo graças a Deus pela bondade do Seu amor, pelas experiências vividas e cultivadas, por ser fortaleza nos momentos de dificuldade e por conduzi-la em cada momento.

Partilhando do contentamento por poder aprofundar-se na espiritualidade que ampara as religiosas para que se doem alegremente ao povo de Deus, Irmã Maria Elis, também agradeceu àquelas que a precedem. “Agradeço a todas as Irmãs com quem tive o prazer de conviver, ao longo desses dois e bons anos! Vocês são, com certeza, sinais da presença e da bondade de Deus em minha vida e caminhada vocacional”, exclamou a noviça de 23 anos.

Encorajando as postulantes quanto ao porvir, a Superiora da Província Nossa Senhora Aparecida, Irmã Shirle Maria da Silva, revisitou as próprias memórias para enfatizar a importância da etapa formativa em que as jovens ingressavam. “Depois do discernimento, fazemos a experiência, a imersão em um modelo de vida que nos permite seguir sendo sinal do amor providente de Deus e de Sua bondade, nos diferentes espaços onde estamos inseridas. Essa experiência nos apresenta um modo de vida que, inicialmente, é diferente de tudo que experimentamos antes. Mas com o qual, aos poucos, vamos nos identificando, nos tornando parte dele e incorporando em nós esses elementos de identidade, que são repletos de mística, mistério e sentido”, afirmou.

Representando o Governo Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Maria Nonata de Aguiar Bezerra parabenizou as noviças, por meio de carta lida por Irmã Dirce Slaviero, pela generosidade com que responderam ao chamado divino. “Felizes são vocês, Ana Kaele e Elis Cristina, que ouviram a voz do mestre que diz: ‘vem e segue-me!’”, exultou.

Renovação de votos:
Ainda durante a celebração eucarística – que coincidiu, também, com o Dia Mundial da Vida Consagrada -, renovaram seus votos as Irmãs em processo de consolidação das motivações que as impelem à consagração à Congregação. Por fim, renovaram-nos aquelas que já realizaram a profissão perpétua à Vida Religiosa Consagrada, comprometendo-se a contribuir com a missão apostólica Notre Dame.


Congregação de Nossa Senhora