Entre quarta (19) e quinta-feira (20), o ANEC Summit oportunizou aos seus participantes uma reflexão sobre o papel e os desafios da Comunicação e do Marketing nas instituições de ensino
A Rede de Educação Notre Dame foi destaque durante o ANEC Summit Comunicação e Marketing, ocorrido entre quarta (19) e quinta-feira (20), na capital paulista. Promovido pela Associação Nacional de Escolas Católicas (ANEC), o evento foi norteado pelo tema “Comunicar, inspirar e transformar a Educação Católica”, reunindo comunicadores e gestores escolares de todo o Brasil.
Permitindo que os inscritos se debruçassem sobre temas pertinentes à contemporaneidade, tais como o fortalecimento identitário da Educação Católica, os desafios do Marketing educacional orientado para resultados, o impacto do Marketing de Influência sobre a atuação da Assessoria de Imprensa e as potencialidades descortinadas pela transformação digital às estratégias de Comunicação, a programação também oportunizou a partilha de boas práticas implementadas pelas instituições de ensino associadas.
Nesse âmbito, a Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame – socializou com os demais como a implementação de uma Central de Serviços Compartilhados resultou em maior eficiência comunicacional, com reflexos na sustentabilidade financeira da organização. Durante a apresentação, realizada pelo coordenador de Marketing e Comunicação da instituição, Erni da Rosa, evidenciou-se que a centralização é fruto do trabalho de gestão corporativa principiado ainda em 2002. “Nesse processo de construção da Governança Corporativa, a Central de Serviços Compartilhados também abrange outras áreas estratégicas, como Gestão de Pessoas, Controladoria, Assessoria Jurídica e Financeira”, frisou o jornalista, enfatizando que o mais recente esforço nesse sentido foi a adoção de uma Central de Serviços Pedagógicos, visando otimizar ainda mais os processos e viabilizar a excelência máxima nos serviços prestados às famílias que confiam aos educandários Notre Dame a escolaridade de crianças e adolescentes.
É justamente pela abrangência dessa boa prática que Erni a considera singular entre as demais partilhadas. “Diferentemente da maioria dos cases apresentados no ANEC Summit, que salientavam ações desenvolvidas diretamente com os públicos-alvo, o detalhamento da Central de Serviços Compartilhados conduzia o público à perspectiva da gestão”, afirma.