Uma esperança e um compromisso, a Renovação será exaltada na 19ª edição da Cantata Natalina
30 de maio de 2025 Notícias

Tema foi desvelado a autoridades e convidados, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (30)

Concretizada no diminuto ser a repousar em uma singela manjedoura, a Renovação em muito transcende o nascimento do Deus Menino, permitindo que, a cada Natal, os homens sintam revigorar a esperança e o compromisso de modificar a si e ao seu entorno. Fazendo ressoar tal virtude, por meio das canções, coreografias e dramatizações que tão bem caracterizam o espetáculo, a 19ª edição da Cantata Natalina intenciona sensibilizar para a sua intensa vivência.

Conforme enfatiza a coordenadora do evento, Irmã Antônia Nogueira, as apresentações irão evidenciar a festividade natalina como um convite para que nos deixemos refazer pelo miraculoso nascimento rememorado. “Renovação não é apenas mudar o que está por fora. É permitir que a vida de Cristo nos transforme por dentro, é deixar que a sua luz alcance o que em nós está cansado, ferido ou adormecido”, afirma. Por isso, o espetáculo será norteado pelo lema “Nele estava a vida…”, extraído do livro bíblico de João (1:4). “A verdadeira vida está em Jesus. E essa vida é forte, luminosa, eterna. É a vida que nos renova”, complementa a religiosa, salientando a expectativa de que esta Cantata toque corações e, em cada um deles, desperte a fé.

Para tanto, serão três as oportunidades que os passo-fundenses terão de refletir e, mais que isso, internalizar o impulso à Renovação como um presente divino: duas diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo, em 22 de novembro e 05 de dezembro, e uma junto à Escola Notre Dame Menino Jesus, em 29 de novembro. Os carazinhenses, por sua vez, poderão prestigiar o espetáculo na noite de 02 de dezembro, defronte ao Colégio Notre Dame Aparecida.

Tais datas, bem como a motivação para a narrativa cênica e musical, foram reveladas, na manhã de sexta-feira (30), a autoridades civis e eclesiásticas de ambos os municípios. Durante a solenidade, à qual também compareceram representantes de organizações diversas e dos veículos de comunicação locais, uma breve apresentação artística foi ofertada.

Desse maneira, os presentes puderam constatar como os espetáculos natalinos irão cumprir com a expectativa externada, em seu pronunciamento, pela Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Dirce Slaviero. “Que este evento seja marcado por momentos de emoção, união e reflexão, e que possamos sair dele renovados, com o coração cheio de esperança e da certeza de que, com Jesus, podemos transformar nossas vidas e nossas comunidades”, desejou a liderança religiosa da entidade mantenedora da Rede de Educação Notre Dame.

Alcançando as demais comunidades educativas, por meio de apresentações protagonizadas, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, pelos corpos discente e docente Notre Dame, o projeto cultural, como frisou Irmã Dirce, está em harmonia com a temática “Peregrinos da Esperança”, que a norteia o ano jubilar celebrado, em 2025, pela Igreja Católica. “A renovação é alimentada pela esperança, que nos faz acreditar no amanhã como uma oportunidade de sermos melhores e mais felizes”, elucidou a Superiora.

Igualmente fazendo alusão ao jubileu, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Padre Fábio de Moraes, parabenizou os organizadores da Cantata Natalina pela escolha do tema. “Num mundo marcado pela pressa, pela indiferença, o Natal deve renovar em nós a importância da escuta, da presença. Num mundo marcado por divisões e intolerância, o Natal deve renovar o compromisso com o amor, um amor verdadeiro, reconciliador”, ponderou o representante do Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Weber.

Antes de dar a bênção ao espetáculo, o religioso ainda fez votos de que todos nele envolvidos assumam o papel de peregrinos da esperança, conforme convocou o, então, Papa Francisco. “Que possamos, de fato, assumir e participar desta renovação: uma renovação interior, que possa ser irradiada aos outros”, almejou.

Também presente na festividade de lançamento da 19ª edição do espetáculo, o prefeito municipal de Passo Fundo, Pedro Almeida, reconheceu o valor da Cantata Natalina nos âmbitos local e regional. “É um evento que já entrou para a história da nossa cidade como um dos maiores e mais importantes”, enfatizou, destacando como as apresentações atraem visitantes de outras localidades do norte gaúcho.


Apresentações:

Colégio Notre Dame Passo Fundo (RS) – 22 de novembro e 05 de dezembro
Colégio Notre Dame Recreio (RJ) – 27 de novembro
Colégio Notre Dame Rainha (SP) – 28 de novembro
Escola Notre Dame Menino Jesus (RS) – 29 de novembro
Colégio Notre Dame Aparecida (RS) – 02 de dezembro
Colégio Notre Dame Ilha do Governador (RJ) – 05 de dezembro
Colégio Notre Dame Ipanema (RJ) – 06 de dezembro


Confira mais fotos:

Congregação de Nossa Senhora