Visando estreitar os laços entre os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem, Rede de Educação Notre Dame adota novo aplicativo
27 de abril de 2021 Notícias

Mais que facilitar o acesso aos diferentes dados relativos à vida escolar, o app Notre Dame Mais Perto de Você possibilita a interação entre os diversos atores da comunidade educativa

Tendo o fomento à cultura digital como um dos seus objetivos estratégicos, a Rede de Educação Notre Dame busca, incessantemente, apropriar-se da tecnologia, aprimorando os seus diferentes processos.

Exemplo disso é a recente adoção de um aplicativo para smartphone que, comparado ao utilizado anteriormente, propicia que os educandos e os seus responsáveis consultem mais informações acerca do dia a dia escolar, tais como: a programação das aulas e os seus respectivos horários; o cronograma de avaliações e o desempenho dos estudantes em cada uma delas; o controle de frequência e as considerações diárias acerca da permanência no ambiente educacional; os comunicados emitidos pela instituição e os convites para os eventos por ela promovidos; e, ainda, as parcelas da anuidade cujo pagamento está em aberto e os boletos para sua quitação.

Além disso, o app Notre Dame Mais Perto de Você serve como uma ferramenta de diálogo, oportunizando a troca de mensagens de texto entre as crianças, os adolescentes ou os seus familiares e os educadores responsáveis pelas diferentes turmas ou por mediar a construção dos mais variados saberes. Dessa forma, como evidencia a supervisora de ensino da Rede Notre Dame, Profª Dr. Claudia Toldo, o instrumento tecnológico mostra-se capaz de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem. “Ele auxiliará a aprimorar a excelência das ações pedagógicas realizadas, na medida em que as atividades docentes são vistas numa perspectiva colaborativa e cooperativa entre os sujeitos que fazem parte do processo educativo”, afirma, salientando como o aplicativo favorece a rapidez, a proximidade e a efetividade do contato entre os diferentes partícipes da comunidade escolar.

Tais aspectos também são enaltecidos pela professora Monique Bittencourt, especialmente diante das adaptações exigidas dos educandários pela pandemia de Covid-19. “Como estamos um pouco mais distantes das famílias, estamos fazendo uso dessa possibilidade de comunicação”, destaca a docente do Colégio Notre Dame Passo Fundo, ao encontro da análise feita pela coordenadora pedagógica da Escola Notre Dame Menino Jesus, Rosana Formighieri da Silva. “É uma alternativa ágil e prática, tanto para o educador como para os responsáveis pelos estudantes”, frisa.

Em outra das extremidades desse laço constituído por múltiplos fios que é a relação escola-família, Angelita Scotta também enaltece como o aplicativo lhe permite mais que acompanhar a evolução do aprendizado do filho. “Ele está facilitando muito o meu conhecimento acerca do cotidiano! Eu recebo as mais diversas notificações, desde as relativas às notas até às questões administrativas. Assim, eu consigo ter uma visão do todo”, afirma a responsável por estudante matriculado no Ensino Fundamental II da Escola Notre Dame Menino Jesus.

A funcionalidade de visualizar na tela principal do seu smartphone os avisos acerca das novas informações disponibilizadas no app também é exaltada por Patrícia Orsolin. “Achei ótimo o aplicativo Notre Dame Mais Perto de Você, pois juntou as opções de agenda com o envio de recados e ficou superprático, inclusive mandando notificações”, destaca a mãe de educanda do Colégio Notre Dame Aparecida, salientando como passou a ter, na palma da mão, todo o detalhamento das atividades pedagógicas desenvolvidas na Pré-escola II, além de dados acerca do bem-estar da filha.

Os benefícios de usar o aplicativo, porém, não são identificados somente por docentes e familiares dos estudantes – como evidencia a concluinte do Ensino Médio, Ana Clara Seibel. “O novo app é muito acessível e de fácil entendimento. Achei bem interessante e útil a possibilidade de estabelecer uma comunicação direta com os professores, porém ainda não testei. Estou usando o calendário e acompanhando as minhas notas. É bem fácil de encontrar informações no aplicativo, além de ser esteticamente agradável”, afirma a adolescente matriculada no Colégio Notre Dame Aparecida, avaliando a ferramenta que lhe possibilita estar a par dos seus compromissos perante a construção do conhecimento.

Dessa forma, ainda, a Rede de Educação Notre Dame expande as experiências de aprendizagem proporcionadas à comunidade escolar, agregando a elas o aprimoramento de competências e habilidades vinculadas ao letramento digital.

Congregação de Nossa Senhora