Cantata Natalina irá evidenciar como os valores da festividade cristã transcendem o tempo
26 de maio de 2023 Notícias

Em cerimônia para convidados, Comissão Organizadora do espetáculo tornou conhecido o tema que irá nortear as apresentações da 17ª edição do evento: “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”

Ao repousar no colo de Maria com a fragilidade comum aos recém-nascidos, o menino a quem os anjos vinham saudar acabaria por provocar uma cisão no tempo. O milagre por meio do qual o verbo divino se fez carne, afinal, seria assumido pelos povos ocidentais como o evento a marcar o princípio de uma nova contagem dos anos. Mais que um acontecimento inerente ao modo como compreendemos a sucessão de tais períodos, no entanto, o nascimento do filho unigênito de Deus é envolto por valores que não sucumbem ao passar dos séculos e milênios. Isso é o que a 17ª edição da Cantata Natalina se compromete a exaltar, nas suas quatro apresentações.

Norteado pelo tema “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”, o espetáculo artístico será um convite a revisitar memórias afetivas. Por isso, reunidos diante do Colégio Notre Dame Passo Fundo nas noites de 25 de novembro e 09 de dezembro; da Escola Notre Dame Menino Jesus, em 01 de dezembro; ou congregando-se de fronte à instituição de ensino mantida pela Rede de Educação Notre Dame em Carazinho, na data de 05 de dezembro, os espectadores vivenciarão, cada qual, uma jornada singular. “À medida que as janelas cenográficas se abrirem, pretendemos que as lembranças individuais sejam revividas, trazendo à tona a alegria, a partilha e a conexão intrínsecas à festividade”, esclarece o coordenador artístico das apresentações, Vanderlan Lima.

Igualmente caracterizado por seu cunho reflexivo, o tradicional show natalino ainda está imbuído do propósito de projetar um futuro virtuoso. Para tanto, ao passo que a música se unir à exuberância das luzes e a dramaticidade se somar a gestos coreografados, a interpretação do nascimento será permeada por representações de mazelas comuns à sociedade contemporânea. Desse modo, conforme explica a vice-superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Notre Dame, o público será encorajado a corporificar a generosidade e a esperança implícitos ao gesto divino de doar Seu filho à humanidade. “Olhamos para o mundo a partir da visão que nossas janelas nos permitem ter. Enquanto religiosas, assumimos o carisma de tornar o Bom Deus conhecido e amado, colaborando com a construção do Seu reino ao ampliar perspectivas. É o que fazemos em cada uma das nossas escolas. É também o que fazemos com a Cantata Natalina”, afirma Irmã Rosa Hoeslcher, enfatizando como o presente exige que se abra mão de soluções individualistas para pensar alternativas globais, ecológicas, humanizadoras e solidárias.

Uma amostra de tão significativo espetáculo, composta por versos, timbres e encenações, foi apresentada, na manhã desta sexta-feira (26), às autoridades políticas, eclesiásticas e militares, bem como a representantes das empresas que apoiam o projeto cultural e membros da imprensa local, que se reuniram no restaurante anexo ao Colégio Notre Dame Passo Fundo para prestigiar a solenidade de lançamento de mais uma edição do evento.

Comparecendo à cerimônia, o deputado federal Luciano Azevedo acolheu o convite de percorrer os caminhos da própria memória, conduzindo os demais presentes a uma viagem imaginária pela Passo Fundo de décadas passadas. “Houve um tempo em que a nossa cidade se enfeitava para o Natal: ela se iluminava, existiam concursos que estimulavam as pessoas a decorarem as suas casas. Aquilo trazia para a gente o espírito do Natal. O tempo passou, tamanha expectativa se perdeu e a cidade ficou às escuras”, rememorou o parlamentar, enfatizando como, por meio da iniciativa, a Rede de Educação Notre Dame ter devolvido aos cidadãos a magia da espera pela data comemorativa. “O Natal de Passo Fundo é a Cantata Natalina. Ao cumprir a sua Missão, as Irmãs de Notre Dame ajudam a nossa cidade a ser mais tolerante e solidária”, frisou.

Presente no ato solene, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, estendeu aos promotores do evento os cumprimentos do governador Eduardo Leite, lembrando o centenário da presença Notre Dame no Brasil – o qual, sendo celebrado em junho de 2023, motiva uma intensa programação festiva também revelada aos convidados.

O jubileu foi igualmente exaltado pelo prefeito municipal, Pedro Almeida, que agradeceu às Irmãs de Notre Dame por, ao longo de todo esse século, muito contribuir com a formação dos passo-fundenses. “Sem dúvida, a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso País devem muito a essa educação”, afirmou.

Corroborando tal manifestação de gratidão, o vigário geral da Cúria Metropolitana de Passo Fundo, Padre Fabio de Morais, também pediu as bênçãos de Deus às religiosas. “Aquela semente lançada pelas primeiras Irmãs, ao longo dos anos, foi germinando, produzindo bons e grande frutos”

VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame

A cerimônia ainda apresentou aos presentes a sétima edição do Encontro Nacional da Juventude Notre Dame. O evento deve congregar em Passo Fundo, entre os dias 20 e 23 de setembro, 800 estudantes oriundos de São Paulo, do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, além das mais diversas regiões do Rio Grande do Sul – todos matriculados em instituições de ensino capitaneadas pelas religiosas.

 

Congregação de Nossa Senhora