Educadores despedem-se do IV Congresso de Educação Notre Dame
9 de setembro de 2018 Congresso de Professores, Notícias

Emoção e gratidão pelos dias de aprendizado e partilha foram os sentimentos que marcaram o encerramento, na manhã deste domingo (09), do IV Congresso de Educação Notre Dame. Reunidos no Auditório do Colégio Notre Dame – mesmo espaço aonde, desde a quinta-feira (06), vivenciaram momentos intensos de aprendizado e espiritualidade – os docentes participaram da cerimônia de envio, da qual saíram com a missão de serem, como preconizava o tema do evento, “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5, 13-16).

Encerramento - IV Congresso de Educação Notre Dame (42)Nos quatro dias de realização do Congresso, cerca de 700 docentes, tiveram a oportunidade de refletir – por meio de conferências e debates protagonizados por convidados de renome nacional e internacional – acerca de aspectos do cotidiano profissional, como o enfrentamento de dificuldades na aprendizagem e a adaptação ao contexto de ágil transformação tecnológica no qual a escola está inserida, assim como sobre seu papel de exemplo de caráter, ética e sabedoria para os educandos.Encerramento - IV Congresso de Educação Notre Dame (74)

Além disso, a programação planejada por meses a fio pela Comissão Organizadora possibilitou que os educadores partilhassem conhecimentos e experiências pedagógicas significativas, motivando-os a refletir, a partir de perspectivas teóricas, a respeito do seu fazer cotidiano e inspirando-os a inovar, considerando as suas respectivas realidades, em suas práticas profissionais. Todos os momentos vivenciados, contudo, enfatizaram seu papel, enquanto educadores, de transformadores sociais, à luz do projeto de Jesus Cristo.

É assim, motivados a atuarem com alegria na busca pela construção de processos de aprendizagem significativos, que, nesta manhã, os eEncerramento - IV Congresso de Educação Notre Dame (87)ducadores foram enviados novamente às suas cidades de origem, durante celebração eucarística que marcou o encerramento do Congresso. “Hoje, vocês voltam para as suas escolas com a missão de serem sementes que vão germinar e produzir muitos frutos, sendo o sal e a luz para a construção de um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno”, afirmou a Presidente da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame -, Irmã Araci Ludwig.

O convite para ser sal e luz foi reforçado pelo celebrante da Encerramento - IV Congresso de Educação Notre Dame (104)cerimônia, Padre Vanderlei Bervian. Salientando que cada um é protagonista do evangelho, ele orientou os educandos. “Voltem para suas casas, para suas famílias e para as suas escolas sabendo que vocês desempenham um papel vital na sociedade e, justamente por isso, são sinal de Deus aonde estão ”, encorajou.

Após a celebração eucarística, os educadores despediram-se uns dos outros. Abraços apertados, choro, risos e selfies antecederam o embarque, realizado a partir das 11h.

 

Congregação de Nossa Senhora