Inicia a Gestão Escolar da Rede de Educação Notre Dame
22 de setembro de 2015 Notícias

A Congregação para a Educação Católica lançou recentemente o Instrumentum Laboris “Educar hoje e amanhã: Uma paixão que se renova”. O texto recorda a Declaração Gravissimum educationis e a Constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae, documentos que são referência para a Igreja na área da Educação e que completam, respectivamente, 50 anos e 25 anos, em 2015. O novo documento também reforça as características fundamentais das escolas e das universidades católicas, além de indicar os desafios que estas instituições são chamadas a responder, hoje e no futuro. A leitura dele foi atividade preparatória para diretores, administradores e Equipe Diretiva da mantenedora da Rede de Educação Notre Dame que, reunidos na Casa Santa Cruz, desde segunda-feira (21), participam da Gestão Escolar.

Abertura da Gestão Estratégica - Rede de Educação Notre Dame (4)Sob a coordenação da supervisora de ensino da Rede, Claudia Toldo, o grupo refletiu sobre o documento, no cotidiano das Escolas Notre Dame, durante abertura do encontro, norteado pelos seguintes questionamentos. “Os jovens que nós educamos preparam-se para liderar os anos 2050. Qual será a contribuição da religião em vista da educação à paz, ao desenvolvimento, à fraternidade da comunidade humana universal?”, “Como educaremos à fé e na fé?”, “Como criaremos as condições preliminares para acolher o dom, para educar à gratidão, ao sentido de maravilha, às questões, para desenvolver o desejo de justiça e de coerência?” e “Como educaremos à oração?”. Afinal, como descreve o texto, o coração da educação católica é sempre a pessoa de Jesus Cristo. Tudo o que acontece na escola católica e na universidade católica deveria conduzir ao encontro de Cristo vivo. Se examinarmos os grandes desafios educativos que se apresentam no horizonte, devemos recordar Deus que se fez homem na história dos homens, na nossa história”.

Abertura da Gestão Estratégica - Rede de Educação Notre Dame (2)Ainda na abertura dessa edição da reunião de Gestão Escolar, houve descontração e acolhimento. Como a mantenedora da Rede de Educação é sediada em Passo Fundo, ao norte do Rio Grande do Sul, a superiora provincial, Irmã Araci Maria Ludwig, fez alusão ao Dia do Gaúcho, comemorado no domingo (20) e, em especial, à história do estado. Já, a ecônoma da Província da Santa Cruz da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Maria Helena Rovani, apresentou as indumentárias tradicionais e, como surpresa, convidou a todos para um churrasco festivo, do qual os familiares dos gestores da Sede Administrativa puderam participar.

A manhã da terça-feira (22) foi dedicada ao estudo de questões práticas e legais a respeito do eSocial, que vai influenciar diretamente no trabalho da gestão de Recursos Humanos da empresa. O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Congregação de Nossa Senhora