IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame inicia nesta quinta-feira (06)
5 de setembro de 2018 Congresso de Professores, Notícias

“No ano em que comemoramos os 95 anos de presença Notre Dame no Brasil, queremos celebrar junto àqueles que fazem a educação acontecer”, explica a diretora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Ivanes Filippin, sobre a promoção do IV Congresso Nacional de Educação Notre Dame – que acontecerá entre quinta-feira (06) e domingo (09).

Realizado em Passo Fundo – cidade que é berço da obra educacional das Irmãs de Notre Dame em terras brasileiras – o evento vai reunir docentes Notre Dame provenientes de diferentes regiões do país, além de professores da rede pública de ensino, para que partilhem experiências acadêmicas, debatam sobre temas pertinentes ao ensino e à aprendizagem, socializem práticas pedagógicas e vivenciem a espiritualidade. Além disso, pretende motivá-los à concretização diária do dom de educar, no sentido mais amplo da palavra, como denota o seu tema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5, 13-16). “A escolha por esse tema justifica-se pela necessidade de que o professor seja, neste universo de efervescência educacional, um sujeito transformador, o mediador de um processo de ensino capaz de gerar aprendizagens significativas para a vida”, comenta a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo.

Para tanto, os cerca de 700 participantes do Congresso terão a oportunidade de refletir – por meio de conferências e debates protagonizados por convidados de renome nacional e internacional – acerca de aspectos do cotidiano profissional, como o enfrentamento de Dificuldades na Aprendizagem e a adaptação ao contexto de ágil transformação tecnológica no qual a escola está inserida, assim como sobre seu papel de exemplo de caráter, ética e sabedoria para os educandos. Os inscritos, ainda, aprofundarão seus conhecimentos acerca da Base Nacional Comum Curricular – que passa a definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que devem ser desenvolvidas, ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – e assistirão à palestra ministrada pela Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Mary Kristin Battles, na qual a religiosa enfatizará seu papel, enquanto educadores, de transformadores sociais, à luz do projeto de Jesus Cristo.

Além disso, o IV Congresso Nacional de Educação possibilitará que os docentes vinculados às instituições de ensino Notre Dame partilhem conhecimentos e experiências pedagógicas significativas com os demais participantes do evento, motivando-os a refletir, a partir de uma perspectiva teórica, sobre inquietações pertinentes aos diferentes níveis de ensino e às diferentes áreas do conhecimento e inspirando-os a inovar, considerando as suas respectivas realidades, em suas práticas profissionais. Afinal, além de inscreverem-se como ouvintes, os educadores Notre Dame puderam submeter pesquisas científicas em Educação ou experimentos pedagógicos à Apresentação de Trabalhos.

Dessa maneira, afirma Claudia, pretende-se que o Congresso Nacional de Educação Notre Dame seja, realmente, um momento reflexivo, de construção do conhecimento, tanto numa perspectiva intelectual e cognitiva quanto numa perspectiva emocional e espiritual. “Afinal, a formação continuada não acontece apenas em cursos e palestras, mas em momentos significativos de convivência, partilha e reflexão, como os que foram idealizados para compor a programação do evento”, conclui.

Congregação de Nossa Senhora