Maior plataforma de leitura digital do Brasil à disposição da comunidade educativa Notre Dame
11 de fevereiro de 2021 Notícias

Oportunizando a adoção de uma postura ativa ante a construção de novos saberes, além da ampliação do repertório linguístico e cultural, o desenvolvimento do senso crítico e a habilidade de compreensão do mundo, a leitura já é constantemente estimulada entre as crianças e os adolescentes matriculados nas instituições que compõem a Rede de Educação Notre Dame. Sem títuloPorém, com o intuito de incentivá-la ainda mais intensamente, de modo que perpasse e interligue os diferentes componentes curriculares, as escolas firmaram parceria com a Árvore.

04Disponibilizando um acervo composto por mais de 30 mil títulos – os quais são apresentados aos educandos de acordo com a etapa de ensino em que se encontram -, a plataforma digital dispõe de um ambiente gamificado que, ao permitir-lhes acessar as obras por meio de computador, tablet ou smartphone, tornará a imersão nas narrativas ainda mais divertida.

Além disso, possibilita que os educadores acompanhem os índices de leitura dos estudantes, personalizando suas intervenções de acordo com as preferências demonstradas pelos pequenos e jovens leitores, e proponham atividades acerca do universo narrativo dos títulos recomendados.

06A Árvore ainda conta com sugestões de sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular e estrutura para a socialização de propostas de incentivo à formação leitora, bem como materiais de apoio e assessoria pedagógica.

Antes de serem colocadas à disposição das comunidades educativas – o que deve ocorrer ao longo das próximas semanas -, tais funcionalidades foram detalhadas aos bibliotecários e aos coordenadores pedagógicos das instituições de ensino Notre Dame. Durante o encontro virtual, realizado na manhã da última terça-feira (09), aqueles que desempenharão o papel de multiplicadores de tal conhecimento também assistiram à demonstração de uso da plataforma já acessada por mais de um milhão de alunos brasileiros.

Congregação de Nossa Senhora