“Olhar para o passado com gratidão e, para o futuro, com esperança!”
9 de agosto de 2022 Notícias

Em celebração eucarística pelo centenário da presença Notre Dame no Brasil, Bispo Arquidiocesano de Passo Fundo sintetiza as emoções que perpassam o festejo

Marcada por trajes de época, hinos de louvor e preces de esperança, uma cerimônia religiosa celebrada na manhã desta terça-feira (09), enalteceu a história centenária da presença das Irmãs de Notre Dame no Brasil. Prestigiando-a, os funcionários e as religiosas que atuam junto à sede administrativa da Província da Santa Cruz puderam confraternizar com a Superiora Provincial, Irmã Dirce Slaviero, em sua visita anual à comunidade.

Presidida pela mais alta autoridade eclesiástica da Arquidiocese de Passo Fundo, o Arcebispo Dom Rodolfo Weber, além do Vigário Geral e auxiliar da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Padre Fábio de Morais, e do pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Padre Adelar Dalsoto, a missa enfatizou como o jubileu inspira, concomitantemente, agradecimento e expectativa.

“Olhar para o passado com gratidão e, para o futuro, com esperança!”, definiu o Arcebispo que, em sua homilia, também relacionou o evangelho e as imagens sacras que ornamentam a capela do Colégio Notre Dame Passo Fundo – todas elas acompanhadas de crianças -, com o compromisso assumido pelas Irmãs que agem a exemplo de Santa Júlia Billiart. “Olhai para os pequeninos, eles sempre estarão em vosso meio”, encorajou.

A Superiora Provincial, por sua vez, refletiu a respeito de como, chegada ao Brasil em 1923, a missão Notre Dame segue frutificando. “Deus tem sido muito bom para conosco. Manter vivo o carisma de proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente nos desafia, diariamente, a sermos perseverantes e a estarmos atentos à realidade. Nós, Irmãs e leigos, temos um compromisso diário com a educação, com a saúde e com a assistência social daqueles que nos são confiados”, enfatizou Irmã Dirce.

Ao final da celebração, os presentes foram surpreendidos com lápis dotados de sementes de figueira branca. Ao longo das festividades alusivas ao centenário, mais de 20 mil deles serão distribuídos no Brasil, bem como nas Missões Ad-gentes capitaneadas pelas Irmãs Irmãs brasileiras.


Veja mais fotos da cerimônia:

Congregação de Nossa Senhora