Comprometida com a excelência, Rede de Educação Notre Dame promove Encontro de Coordenadores Pedagógicos
4 de junho de 2024 Notícias

Realizado entre 27 e 29 de maio, evento oportunizou que os presentes aprimorassem seu fazer profissional

Mais que o tempo, foram as realizações e inquietações suscitadas pelo cotidiano o que os coordenadores pedagógicos das diferentes instituições de ensino Notre Dame partilharam, entre a tarde de segunda-feira (27) e a manhã de quarta-feira (29), quando se ausentaram dos ambientes escolares, para aprofundarem-se reflexivamente nas especificidades que perpassam suas atribuições. Afinal, como esclarece a Diretora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Angela Thums, a reunião visava, primordialmente, o diálogo entre os gestores cariocas, gaúchos e paulistas. “Compreendemos quão solitariamente a prática diária das coordenações se dá. Por isso, propusemos diferentes dinâmicas em que os convidados puderam externar suas alegrias, preocupações, angústias e desafios profissionais, encontrando uns nos outros o entendimento do seu sentir”, frisa a religiosa.

Reunidos na Casa Santa Cruz – um centro formativo vinculado à Congregação de Nossa Senhora, mantenedora da Rede de Educação -, os participantes ainda se debruçaram sobre as dificuldades impostas aos professores e às escolas pelo momento atual, compreendendo a necessidade de reinvenção dos ambientes educativos e das ações pedagógicas, de modo a possibilitar que os estudantes sustentem uma postura ativa ante o aprendizado. Além disso, aprimoraram seu entendimento dos processos internos que envolvem a gestão de pessoal e o gerenciamento do ensino e da aprendizagem, bem como vislumbraram quão estreita deve ser, para o crescimento dos educandários, a relação entre o ato pedagógico e a comunicação estratégica.

Realizado em Passo Fundo, cidade que serviu de berço brasileiro à obra Notre Dame, o Encontro de Coordenadores Pedagógicos teve início com a apresentação de um panorama sobre as leis e os acordos que, no âmbito educacional, balizam as relações empregatícias. Além de esclarecê-los, a coordenadora do Departamento de Gestão de Pessoas, Mara Kasten, recordou os benefícios assegurados ao corpo docente, demonstrou o uso das ferramentas digitais disponíveis ao controle de frequência dos educadores Notre Dame e salientou demais aspectos que envolvem o cotidiano do coordenador enquanto gestor.

Reafirmando o compromisso das instituições de ensino com a excelência pedagógica que se concretiza em uma construção de saberes com fins emancipatórios, a formação continuada teve sequência, na terça-feira (28), sob orientação da supervisora de ensino da Rede de Educação, Profª. Dra. Claudia Toldo. Segundo ela, o estudo proposto visava à coesão dos processos pedagógicos desenvolvidos nas escolas Notre Dame. “Muito do que permanecerá do Encontro diz respeito ao planejamento e às discussões em Rede acerca do trabalho realizado em sala de aula, o qual deve permitir que todos se sintam incluídos no aprendizado”, afirma.

Para tanto, Claudia conduziu os presentes a uma reflexão sobre o papel da escola e do docente na contemporaneidade. Possibilitando-lhes aprofundarem-se nas leituras previamente realizadas, as quais viabilizaram um imergir na perspectiva do professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, o diálogo culminou com o reconhecimento de quão valiosos são a troca e o compartilhamento de experiências, mesmo diante da intensa virtualidade atrelada à tecnologia. Além disso, oportunizou a compreensão da necessidade de modernizar os ambientes educativos e as ações pedagógicas, de modo que os estudantes sejam protagonistas da própria aprendizagem, empenhando-se ativamente para construí-la, exercitando a cooperação, mobilizando saberes de forma multidisciplinar e experienciando a convivialidade, na execução de projetos pedagógicos interdisciplinares.

Tendo presente as competências gerais elencadas na Base Nacional Comum Curricular e as que compõem a identidade institucional, os coordenadores das escolas Notre Dame se dedicaram, em seguida, à atualização dos planos de ensino e de trabalho das diferentes etapas da Educação Básica. Para isso, também revisitaram as potencialidades dos recursos didáticos adotados para o aprimoramento do fazer pedagógico Notre Dame – os quais possibilitam a realização de simulados nos moldes das avaliações externas, a formação leitora, o exercício das habilidades de escrita, aquisição do Inglês como segunda língua, a personalização dos percursos de aprendizado e o letramento tecnológico. Dessa maneira, projetaram a experiência do educando, a partir de ações que contemplem as fases do desenvolvimento humano, bem como os objetivos de aprendizagem, visando ao conhecimento específico de cada segmento de ensino.

Assistindo à palestra ministrada pelo coordenador de Comunicação e Marketing da Congregação de Nossa Senhora, Erni da Rosa, os convidados reconheceram quão intenso há de ser o elo entre o fazer pedagógico e as estratégias comunicativas, a fim de que se desperte o interesse pelos diferenciais das escolas Notre Dame e, consequentemente, se assegure a sua sustentabilidade.

Os presentes reuniram-se, ainda, com parte da equipe de Tecnologia da Informação da mantendora, revisitando as funcionalidades e sanando dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas disponíveis ao gerenciamento das ações pedagógicas e registros das etapas escolares.

Representando a retomada de uma prática formativa inviabilizada pela pandemia de Covid-19, uma vez que os grupos de trabalho tornam a encontrar-se presencialmente, intensificando a unidade da Rede de Educação, o evento assegurou ânimo renovado aos participantes. Para a coordenadora pedagógica do Colégio Notre Dame Rainha (São Paulo), Regina Sacramento, vivências como as possibilitadas pelo Encontro servem de motivação para que, dia após dia, busque aprimorar-se como profissional. Já Mônica Gonçalves, que atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Ipanema (Rio de Janeiro), exalta quão produtiva a programação se mostrou. “Esse momento junto às coordenações de toda a Rede permitiu que a gente trocasse experiências, alinhasse o trabalho e partilhasse o conhecimento”, sintetiza.


Congregação de Nossa Senhora