Em apresentação junto à Escola Notre Dame Menino Jesus, Cantata Natalina acresce mais um espetáculo às memórias
2 de dezembro de 2023 Notícias

Guiada pelo tema “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”, a 17ª edição do evento congrega e enaltece valores que não pereceram com o passar do tempo

Reacendendo lembranças pessoais e singulares do Natal, ao anunciar que o nascimento do Deus menino seria revisitado, a chegada do aquecido anoitecer desta sexta-feira (01) permitiu que a Praça Capitão Jovino, localizada na Vila Rodrigues, fosse preenchida por cadeiras, olhares curiosos e expectativas que não tardariam a ser convertidas em emocionados aplausos. Mais uma altiva edição da Cantata Natalina, afinal, aconteceria diante da Escola Notre Dame Jesus.

Atendendo, pelo segundo ano consecutivo, ao convite para prestigiar o espetáculo que, adaptado, se desenrola tendo ao fundo a arquitetura da instituição de ensino, um grande público pôde aconchegar o coração nos gestos cênicos, no ressoar das vozes, na vibração instrumental e, sobretudo, no pulsar dos sentimentos evocados pela Boa-nova.

Propulsor de alegrias e esperanças, o show congregou 15 canções, as quais conduziram a narrativa artística apresentada por mais de 500 estudantes – crianças, pré-adolescentes e adolescentes matriculados tanto na Rede de Educação Notre Dame quanto em escolas municipais de Passo Fundo -, bem como por voluntários adultos, que dispuseram seus talentos ao aclarar das memórias e dos afetos tecidos na oração do tempo.

Entre eles, está a coralista Luiza Mozzato. Concluinte do Ensino Fundamental, a estudante participa do evento desde que ingressou na etapa de ensino, inspirando contentamento entre os seus pais, apreciadores de longa data da Cantata Natalina. “Ficamos orgulhosos dela fazer parte desde pequenina, e são nove anos que ela se apresenta, o que pra mim é uma gratidão. É sempre uma experiência nova e que nos emociona, e a gente fica bem feliz em participar”, exulta Valéria Kurtz Mozzato, mãe da educanda.

Reverenciando a coragem e a devoção de Maria, que aceitou a missão de gerar o Salvador, o show apresentava seu cunho reflexivo aos espectadores reunidos no espaço de lazer, evidenciando a relevância da união familiar para a concretização do verdadeiro sentido do Natal, o qual deve ser celebrado com atos de doação e gratidão. Tais sentimentos, aliás, foram profundamente experienciados pela educadora llaine Raiter, que deu vida à Mãe de Jesus. “Ao interpretar esse papel é como se uma força espiritual muito grande descesse realmente e atingisse o coração. Além disso, eu e minha família revivemos valores de união aqui, de espiritualidade. E,  poder ver as minhas duas filhas crescendo nesse meio, ver essas meninas cultivando esses valores é gratificante, emocionante e é um sentimento de felicidade familiar. Eu sinto que elas estão seguindo um caminho do bem”, afirma orgulhosa a mãe das protagonistas do espetáculo, integrantes do coral infantil: as irmãs Laura e Júlia.

Corroborando o caráter meditativo da apresentação, quadros dramáticos retrataram o ritmo cotidiano em meio à vulnerabilidade social e às dores do mundo, antes que o elenco tivesse suas ações ritmadas pelos tocantes cânticos natalinos e pela canção composta para enaltecer o legado erigido a partir da chegada ao norte gaúcho das missionárias alemãs que principiaram a obra Notre Dame em terras brasileiras. Afinal, a celebração também aludia ao centenário da presença que educa e evangeliza – motivo pelo qual as religiosas ascenderam ao palco, recebendo das mãos de representantes da comunidade escolar as rosas que simbolizam a gratidão de sucessivas gerações.

Por fim, impelindo os espectadores a tomarem a rua, Papais Noéis distribuíram afagos e doces, anunciando o show de fogos sem estampido que coroaria a noite festiva.

Mutirão da Esperança:

Congregando valores que não fenecem com o avançar do tempo, a 17ª edição da Cantata convida seus espectadores à vivência da solidariedade, por meio do Mutirão da Esperança. A ação social visa à arrecadação de brinquedos que serão destinados às crianças moradoras de Muçum e Roca Sales – municípios particularmente atingidos pela descomunal precipitação que, nos últimos meses, acometeu o Rio Grande do Sul. Embalados em papel de presente e acompanhados de carta destinada aos beneficiados por tal gesto, os donativos podem ser entregues nas instituições de ensino Notre Dame, até 12 de dezembro, ou junto ao palco, nas apresentações por vir.


Confira o álbum do espetáculo:


Próximas apresentações da Cantata Natalina 2023:

  • 05 de dezembro: diante do Colégio Notre Dame Aparecida – Carazinho
  • 09 de dezembro: diante do Colégio Notre Dame – Passo Fundo

 

Congregação de Nossa Senhora