Memórias das vivências e a estreiteza dos laços permanecem após o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame
27 de setembro de 2023 Notícias

Realizado de 20 a 23 de setembro, em Passo Fundo, evento propiciou a integração entre estudantes oriundos de 14 instituições de ensino

Desdobrando-se à medida que a memória as eternizava, as singulares experiências vivenciadas durante o VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame transcendem o seu próprio tempo e espaço, como afirmavam, reiteradamente, muitos dos participantes do evento. Quando questionados a respeito das impressões suscitadas pela programação, afinal, os adolescentes não titubeavam em afirmar que o vivido, assim como os afetos, se demoraria consigo. “Eu conheci pessoas que nunca ia imaginar ver, me diverti muito, fiz amizades novas, que eu espero levar pro resto da vida”, exclamou Maria Julia Neves Martins, estudante do Colégio Notre Dame Ipanema, externando um anseio comum aos cerca de 500 jovens reunidos entre 20 e 23 de setembro.

Oriundos de 14 instituições de ensino, as quais são mantidas pela Congregação das Irmãs de Notre Dame, os educandos, matriculados a partir do 8º Ano do Ensino Fundamental, louvaram a presença secular das religiosas em solo brasileiro. Para tanto, adentraram diariamente o mais antigo e longevo entre os educandários edificados sobre o compromisso de tornar o bom Deus conhecido e amado: o Colégio Notre Dame Passo Fundo.

Foi sob uma lona erigida no pátio escolar que os inscritos, após primeiros olhares trocados ao concentrarem-se no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, reconheceram as múltiplas origens de quem, ao seu lado, honraria a abnegação, a coragem e o comprometimento que perpassa a trajetória principiada por dez religiosas de nacionalidade alemã. Brasilienses, cariocas e paulistanos, além de gaúchos provenientes das diferentes regiões do Estado, também inscreveriam mais profundamente, a partir do momento em que se declarou aberta a sétima edição do evento, seus nomes na história Notre Dame.

Atravessando os portões da instituição de ensino, após percorrerem em carreata a principal avenida do município onde primeiro se instalaram as Irmãs consagradas à Congregação, os estudantes tornavam-se, no entardecer de quarta-feira (20), os protagonistas de uma memorável celebração à alegria, à educação e, em especial, à união. Afinal, mais que realizado em comemoração ao jubileu, esse Encontro Nacional da Juventude marcava a integração entre os dois ramos do Congregação que atuam no País – a Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas, e a Província da Santa Cruz, localizada em Passo Fundo.

Para celebrar o que enlaça, valorizando as diferenças, a programação vivenciada pelos adolescentes foi pautada pelos princípios cristãos que balizam o fazer pedagógico Notre Dame. Exemplo disso foi o chamado à empatia personificado no jovem palestrante que, na manhã de quinta-feira (21), encorajava os educandos a insistirem na felicidade e a perseguirem os próprios sonhos. Tiago Linck, possivelmente portador de tetra-amelia – uma síndrome rara que ocasiona a ausência dos membros superiores e inferiores – fez do seu relato pessoal, sempre otimista e, por vezes, bem-humorado, a inspiração que transbordou incontáveis olhares. “O Tiago nos mostrou que, independentemente do que acontece, a gente pode conseguir tudo aquilo que quiser”, sintetizou Antônia Giuliani Marques da Silva, estudante da Escola Madre Júlia.

Outro aspecto enfatizado pelo evento foi o amor que torna tão excepcionais os vínculos constituídos em família. Para tanto, mais que se deixarem sensibilizar pelas palavras proferidas pelo agente de Pastoral Escolar do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos, Francisco Rocha, os inscritos se permitiram comover pelos envelopes que, alcançados a eles e abertos com mãos curiosas, guardavam mensagens dos seus familiares. Após a leitura das palavras grafadas pelos seus, os participantes ainda foram convidados a escrever em resposta, marcando o papel com os sentimentos que, assim como as lágrimas, foram aflorados por tamanha manifestação de bem-querer.

Por fim, exaltando a história que servia de motivação à integração estudantil, receberam uma nova correspondência, a qual representava, concomitantemente, o conselho e o encorajamento de Santa Júlia Billiart – quem vislumbrou e, em 1804, concretizou a fundação de uma congregação religiosa que se dedicaria à formação integral de crianças e adolescentes, servindo de inspiração às Irmãs de Notre Dame que trouxeram consigo, para o Brasil, o compromisso com a educação e a evangelização. Elaborada pela Irmã Alcídia Guareschi, a partir de trechos escritos pela personalidade francesa, ela impeliu os jovens ao reconhecimento da fé como uma grandeza.

Nesse sentido, ainda, diferentes momentos de espiritualidade representaram um convite à contemplação da bondade divina, avivando entre os educandos a memória da crença que serve de impulso à atuação religiosa, a qual os assiste em seu pleno desenvolvimento enquanto indivíduos e cidadãos. Além das preces realizadas ao principiar de cada dia farto em vivências de cunho pedagógico e socioemocional, uma Caminhada Marial, seguida de cerimônia eucarística celebrada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, permitiu que os participantes fortalecessem sua confiança ao passo que vivenciavam sua devoção.

Com os terços confeccionados por Irmãs idosas entrelaçados aos dedos, eles andaram em procissão pela principal avenida de Passo Fundo, louvando aquela que, em francês, identifica a Congregação a que as religiosas se consagram: Nossa Senhora. Voltando seus pensamentos à coragem de Maria, que deu seu sim para salvar a humanidade, os adolescentes foram instigados a pensar sobre a forma como respondem aos desafios da vida, e motivados a agirem com generosidade e benevolência. De mãos dadas, também agradeceram pela amizade, pela família, pela vida e pelo lugar onde nasceram, referenciando, igualmente, o centenário da presença Notre Dame no Brasil. Já no templo, rezaram pelos demais partícipes das suas comunidades educativas.

A convivência fraterna foi outro princípio exaltado pelo Encontro Nacional da Juventude, fosse por viabilizar a interação entre os próprios inscritos ou com as famílias de estudantes do Colégio Notre Dame e da Escola Notre Dame Menino Jesus. Isso porque, se o ato de confraternizar era a tônica durante as atividades que compunham a programação, as quais pressupunham a integração por meio de grupos mistos de trabalho, o repouso contava com o zelo dos passo-fundenses. Ao todo, 60 lares abriram suas portas aos visitantes, de modo que a criação de laços e a troca cultural transcendesse os momentos de aprendizado, reflexão e lazer – como aquela dinâmica que, voltada majoritariamente à socialização, exaltou a singularidade dos indivíduos enquanto expressão pessoal e conectada às diversas facetas do contexto em que estão inseridos.

O fomento à amizade ainda se deu por meio do desafio de idealizar apresentações artísticas, para partilha com os demais participantes, versando sobre os valores que perpassam o fazer pedagógico Notre Dame. E, igualmente, pela festa de confraternização promovida na noite de sexta-feira (22).

Espelhando os princípios que fazem singulares os processos de ensino e de aprendizagem nas instituições que integram a Rede de Educação, o VII Encontro Nacional também contribuiu com a formação de leitores hábeis em interpretar os mais diversos textos, e capazes de expressarem-se por meio de múltiplas linguagens. Para isso, visou à produção textual a partir de três experiências leitoras prévias: a de “Enola Holmes: o caso do marquês desaparecido”, de autoria Nancy Springer, a de “A extraordinária garota chamada Estrela”, de Jerry Spinelli, e a de “A cantiga dos pássaros e das serpentes”, da escritora Suzanne Collins.

Divididos em equipes, as quais eram identificadas pelas dez missionárias que deram início à obra Notre Dame no Brasil e pelas mais recentes entre as Superioras Gerais da Congregação, os educandos participaram de oficinas que lhes oportunizaram, por exemplo, a exploração de ferramentas multimodais, propiciando o exercício das habilidades criativas em produções publicitárias, fotográficas e audiovisuais, bem como ao criar conteúdo para redes sociais e plataformas de áudio. Além disso, aprimoraram suas competências expressivas a partir de vivências como a de Desenho com Aquarela, Grafite, Pintura em Tela, Produção Cênica, Produção Percussiva e Transcendência, nas quais os jovens despertaram para a sensibilidade e o artístico.

Também remetendo aos preceitos escolares, a valorização da história e da tradição foi particularmente enfatizada durante a cerimônia de encerramento do VII Encontro Nacional da Juventude Notre Dame, realizada na manhã de sábado (23). Afinal, reunidos na antiga estação férrea de Passo Fundo, os estudantes assistiram à representação do momento em que ali desembarcaram as missionárias responsáveis por principiar o entrelaçar da história Notre Dame com a de incontáveis brasileiros. O ato, exaltando a força, a coragem e a ousadia que, desde 1923, servem de exemplo à promoção do conhecimento, ainda representou uma oportunidade para que os adolescentes rendessem graças pelas vivências experienciadas e pelos laços construídos ao longo do evento.


Confira as galerias fotográficas:

20 de setembro:


21 de setembro:


22 de setembro:


23 de setembro:

Congregação de Nossa Senhora