Usina Notre Dame foi inaugurada nesta segunda-feira
19 de dezembro de 2023 Notícias

Instalado em uma área de 4 mil m², Projeto de Eficiência Energética evitará a emissão de mais de 12 mil toneladas de CO²

A Congregação de Nossa Senhora, em consonância com as mais importantes discussões mundiais ao investir na sustentabilidade e em fontes renováveis, inaugurou a Usina Notre Dame na tarde de segunda-feira (18). O projeto está instalado na propriedade da Casa Santa Cruz – espaço para retiros e formações mantido pela entidade em Passo Fundo -, ocupando uma área total de 4 mil m², sendo equipado com 764 módulos fotovoltaicos de 540W de potência, os quais convertem a luz do sol em eletricidade.

Na presença do conselho provincial da Congregação de Nossa Senhora, de gestores, coordenadores e diretores de instituições educativas, das obras sociais e de saúde Notre Dame atendidas pelo projeto, bem como de autoridade política e da imprensa, foi realizado o ato de descerramento da placa de inauguração da Usina Notre Dame. Ela irá produzir, em média, cerca de 24.896 MWh de energia solar, o que equivale a 3.097 árvores plantadas e a não emissão de 12.547 toneladas de gás carbônico durante o período de sua vida útil, estimada em 25 anos.

O secretário de Meio Ambiente de Passo Fundo, Rafael Colussi, evidenciou a coragem da iniciativa que está pautada no ESG, ou seja, um conjunto de políticas e práticas socioambientais para melhorar a governança corporativa, a partir do cuidado com as pessoas e com o planeta. “Como ex-aluno e pai de estudante Notre Dame, bem como um representante público, eu fico muito feliz em saber que a Congregação se preocupa com o futuro, com o meio ambiente, com as energias renováveis”, salientou a autoridade política.

De acordo com a diretora Administrativa da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Maria Helena Rovani, o projeto aprovado integra o Programa de Eficiência Energética executado pela CPFL, o qual é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, contando com um subsídio da referida instituição. Em contrapartida, a entidade de Nossa Senhora comprometeu-se em ceder o espaço físico e parte do valor. Para a religiosa, é preciso começar por ações pequenas, pessoais e concretas para que a vida tenha novo significado. “Juntos com nossos parceiros da RGE e da DSA Engenharia, estamos entregando uma usina de geração de energia limpa e sustentável. Mas, construir usinas seja, talvez, a parte mais fácil do processo. O que precisa acontecer é a conscientização do uso adequado e consciente dos bens naturais por todos nós”, frisou a conselheira.

Desde a sua aprovação até a liberação do funcionamento dos inversores, foram necessários 24 meses para que a usina fotovoltaica se tornasse uma realidade, atendendo 10 unidades consumidoras mantidas pela entidade: em Passo Fundo, a Escola Notre Dame Menino Jesus, o Colégio Notre Dame, a Casa Santa Cruz e o Centro Administrativo da mantenedora; em Espumoso, o Hospital Notre Dame São Sebastião e a Obra Social Santa Júlia; e em Não-Me-Toque, o Centro de Especialidade e Diagnóstico Júlia Billiart.

Uma vez que a implementação do projeto traz maior previsibilidade de custos, minimizando as despesas gastas com a energia elétrica a longo prazo, estima-se que serão necessários apenas 3 anos para que a aplicação de recursos seja revertida, o que amplia a capacidade de investimentos em outras frentes.

Evidenciando a proposta de valor Notre Dame – que tem em seus princípios cuidar da vida do planeta, do outro e de si -, além de impactar diretamente no combate ao efeito estufa, auxiliando na melhora da qualidade do ar, a operação da usina também servirá de recurso pedagógico para que educadores possam trabalhar a sustentabilidade ambiental, social e a governança para além dos espaços físicos das suas unidades educativas, exemplificando na prática os conteúdos trabalhados com seus estudantes.

O projeto também assumiu o compromisso de potencializar suas ações de descarte correto de materiais e/ou equipamentos que possam contaminar o meio ambiente. Ademais, a usina conta com um QR CODE que dará ao visitante acesso às imagens com realidade virtual (3D), onde será possível visualizar a sua operacionalização.

 

Cenário

Em nível nacional, a Usina Notre Dame estará contribuindo com um futuro melhor para todos. Afinal, estará realizando, a partir de seu projeto de eficiência energética, o cumprimento dos objetivos propostos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Brasil, os quais, cita-se:

ODS 7: ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL – de forma a “aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global”;

ODS 13: AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA – Com os treinamentos das equipes, e visitas técnicas dos estudantes, auxiliando a “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima”.

Congregação de Nossa Senhora