Avaliação Institucional: uma oportunidade para gerar possibilidades e ações que transformam o cotidiano escolar
5 de agosto de 2015 Notícias

Pesquisa online permite que estudantes e responsáveis expressem sua satisfação quanto aos serviços e à estrutura das instituições de ensino Notre Dame

Com a função de ser um instrumento por meio do qual a mantenedora e as instituições de ensino da Rede de Educação Notre Dame possam refletir sobre as suas práticas e com o objetivo de proporcionar às comunidades educativas excelência pedagógica e de serviços, além de um ambiente seguro e acolhedor, é realizada, bianualmente, a Avaliação Institucional.

Em 2015, a pesquisa poderá ser respondida entre os dias 12 e 24 de agosto. Estão aptos a participar da Avaliação, os responsáveis acadêmicos pelos estudantes de todos os níveis de ensino das escolas. Também realizam a avaliação os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. O acesso ao questionário, cujo link será disponibilizado no site da própria escola Notre Dame, dá-se através do uso do usuário e da senha de consulta ao Sistema Acadêmico.

As questões objetivas e descritivas contemplam quatro dimensões do cotidiano escolar – Projeto Político-Pedagógico, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Serviços e Estrutura Física. As respostas dadas permitem que cada instituição avalie suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, segundo a perspectiva do seu público-alvo. É a partir da Avaliação Institucional, conforme esclarece a coordenadora da Rede de Educação Notre Dame, Ir. Elci Favaretto, que são geradas possibilidades e ações capazes de consolidar os aspectos avaliados positivamente e de aprimorar os considerados deficientes, priorizando a excelência. “A Avaliação é uma oportunidade que os responsáveis e estudantes têm de expressar sua percepção da escola e, assim, engajar-se, efetivamente, no planejamento das práticas da instituição”, justifica Ir. Elci.

Dessa forma, a participação na Avaliação sinaliza para o investimento nos processos de ensino e de aprendizagem, o fortalecimento da excelência pedagógica e a oferta de serviços e de estrutura física adequados ao desenvolvimento integral dos estudantes, objetivos, certamente, comuns à Rede de Educação Notre Dame e àqueles que buscam nas suas instituições o ensino básico.

Congregação de Nossa Senhora