Documento inédito, no Brasil, publicado em 1816 revela os últimos momentos de Santa Júlia
8 de abril de 2016 Notícias

No dia em que a Congregação das Irmãs de Notre Dame celebra os 200 anos da morte de Santa Júlia Billiart, documentos históricos vêm à tona. Um deles é o anúncio fúnebre publicado em 08 de abril de 1816 por um jornal da cidade de Namur, na Bélgica, que descreve, de forma simples, mas profunda, como foram as últimas horas e a vida de Marie Rose Julie Billiart. As religiosas, os devotos da Santa da Bondade, pais, estudantes, educadores e colaboradores toda a família Notre Dame do Brasil tomam conhecimento desse documento, graças ao processo de digitalização dos aquivos históricos da Congregação.

O anúncio, que, agora, se torna público no país, fora escrito originalmente em francês, por Francisca Blin de Bourdon, co-fundadora das Irmãs de Notre Dame, amiga e companheira de Júlia em muitas caminhadas e batalhas para o fortalecimento e o crescimento da Congregação. A simplicidade e a profundidade das palavras que compõem o documento denotam o conhecimento íntimo e o relacionamento de amizade entre quem o redigiu e aquela que hoje é venerada como Santa.

A diretora do Colégio Notre Dame Ipanema, Irmã Loiva Urban, no último de uma série de artigos sobre a vida e obra de Santa Júlia, apresenta a reprodução do anúncio fúnebre e faz um breve relato histórico do mesmo.

Congregação de Nossa Senhora