Estudantes Notre Dame preparam-se para avaliações externas, por meio de simulados
3 de outubro de 2017 Notícias
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Criado em 1998, pelo Governo Federal, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ano após ano, ganhou notoriedade e relevância. Os números comprovam a popularização da prova: em sua primeira edição, foram 157 mil inscritos, enquanto, em 2017, mais de 7,6 milhões devem responder as 180 questões objetivas e redigir um texto dissertativo-argumentativo, na avaliação que será realizada em 05 e 12 de novembro. O expressivo aumento é justificado, sobretudo, por já não se configurar apenas como um sistema de avaliação, mas, principalmente, como forma de ingresso no Ensino Superior e como pré-requisito para se vivenciar uma série de oportunidades, durante a vida universitária.

Além do Prouni – que concede bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades privadas, para aqueles que cursaram o Ensino Básico na rede pública ou foram bolsistas em escolas particulares -, atualmente, muitas universidades e faculdades públicas e privadas adotam o resultado do Enem, seja de forma total, parcial ou como ponto de corte, em seus processos seletivos. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos de todo o país para vagas em instituições públicas, também utiliza a nota da prova como parâmetro. Já na graduação, os estudantes que conquistam boas notas no Exame têm a possibilidade de contrair o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – que financia o curso dos matriculados em instituições não gratuitas – além de candidatar-se a bolsas de iniciação científica e à participação em projetos de pesquisa.

Por influenciar no ingresso ao Ensino Superior e, também, na qualidade da formação profissional, o Enem precisa ser encarado com seriedade e comprometimento, além de exigir resistência física e emocional e preparo intelectual. De acordo com a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, o Exame, por meio de questões interdisciplinares e contextualizadas, valoriza a autonomia em fazer escolhas e em tomar decisões, o domínio da norma culta da língua e das linguagens matemática, artística e científica, a capacidade de construir e aplicar conceitos e a habilidade para selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas e disponíveis em situações concretas, além da aptidão para recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola.

DSC_7287Desenvolver essas competências, desde as séries iniciais, é um objetivo das práticas pedagógicas adotadas pelas instituições de ensino que formam a Rede de Educação Notre Dame; preparar os concluintes do Ensino Básico para a resolução das extensas e cansativas provas também é uma prioridade. Por isso, há onze anos, a Rede promove o seu Simulado Enem.

As provas – desenvolvidas, nos moldes da avaliação nacional, pelo corpo docente das seis escolas Notre Dame que oferecem Ensino Médio – propiciam que os estudantes simulem a situação de realização do Exame Nacional. Por isso, possibilitam sua adaptação à duração, à organização e ao número de questões.

DSC_7292Em 2017, as avaliações – respondidas em caráter obrigatório pelos educandos da 3ª Série do Ensino Médio e em caráter opcional pelos da 2ª Série – estão sendo aplicadas na terça (03) e na quarta-feira (04). No primeiro dia, os educandos responderam a 90 questões das Áreas do Conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas. Além disso, produziram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Os biomas brasileiros e o papel do cidadão na conservação do meio ambiente”, como prova de Redação. Na quarta-feira, eles responderão a mais 90 questionamentos a respeito de assuntos relacionados às áreas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Estudantes do Ensino Fundamental também participam de simulado

Os concluintes do Ensino Fundamental I também são avaliados de forma similar à Prova Brasil – instituída, em 2005, como um dos instrumentos que mensura a qualidade da educação brasileira.

Aplicado, também, na terça (03) e na quarta-feira (04), este simulado é composto por 40 questões relativas às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

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