Gestores Notre Dame refletem sobre a Espiritualidade da Ação
12 de abril de 2016 Notícias

O Encontro de Gestores Notre Dame, que acontece em Passo Fundo, de segunda-feira (11) a sexta-feira (15), foi iniciado com acolhida da presidente da Congregação de Nossa Senhora, Irmã Araci Ludwig, na qual refletiu sobre “Santa Júlia e a Espiritualidade na Ação”.  Nesse momento, os gestores da Rede de Educação, de Hospitais e de Entidades Sociais, além de coordenadores da Sede Administrativa das obras Notre Dame no Brasil, puderam estar em contato com os três eixos clássicos da Espiritualidade da Ação.

IMG_8142A religiosa fez uma breve retomada histórica, expôs embasamento teológico e apresentou fundamentos teóricos fundamentados nos ensinamentos de São Bento, de São Domingos, de São Francisco e de Santo Inácio de Loyola, a partir dos quais Santa Júlia buscou os três eixos de Espiritualidade da Ação.

O primeiro é inspirado na lição de São Bento: Ora et labora. Para a Superiora, quatro elementos que embasam esse eixo são fundamentais: o Ofício Divino – o trabalho que os monges fazem para tornar visível a graça de Deus; a Oração – São Bento pede que não se faça oração, mas que se permaneça em oração, na presença de Deus; os Estudos – o santo não quer seus discípulos ociosos, mas pede que, nos momentos livres, se dediquem aos estudos da Sagrada Escritura; e o Trabalho – que deve ser santificado pela oração ininterrupta.

O segundo eixo apresentado pela Irmã Araci está fundamento na espiritualidade de São Francisco e de São Domingos: Contempla allis Tradere. Tanto um quanto o outro santo, alicerçaram seu caminho na espiritualidade evangélica; na vida em fraternidade; na espiritualidade trinitária, sem nada de próprio: a minoridade; na espiritualidade do trabalho; na contemplação franciscana; na espiritualidade eclesial católica; e na perfeita e verdadeira alegria.

E, por fim, no entanto, não menos importante, está a Espiritualidade Inaciana: Contamplativus in actionen. Essa é a espinha dorsal da Espiritualidade da Ação vivida por Júlia Billiart. Cinco pontos servem de amparo para este eixo. O primeiro é o ponto de partida: Deus é o absoluto da vida da pessoa e quer que ela seja feliz. O segundo postula que Deus está presente em todas coisas e, por isso, imprime nelas a sua bondade. Em terceiro, está o desafio: crescer em liberdade interior e em disponibilidade constante para o uso certo de todos os bens. O quarto aspecto leva em consideração a arte de viver cada momento da vida, seja ele alegre ou mais difícil, bem e na paz. E, por último, o método: como encontrar os desafios de Deus no coração do homem.

A Espiritualidade da Ação de Santa Júlia nasce da vocação de trabalhar no mundo, ou seja de ser contemplativo na ação. “Para nós, o trabalho não é peso, nem castigo e, sim, contribuição com a criação do mundo. Somos continuadores dessa obra. O trabalho nos santifica”, concluiu Irmã Araci.

Congregação de Nossa Senhora