Gratidão, alegria, reencontro e confraternização marcam a celebração pelos 95 anos de presença Notre Dame no Brasil
20 de agosto de 2018 Notícias

Um dia festivo e alegre, que teve, na gratidão, no reencontro e na confraternização, os ingredientes capazes de renovar a esperança e o comprometimento com a missão Notre Dame: assim pode ser resumido o domingo (19). IMG_0201 (Copy)Afinal, na data em que a Igreja Católica celebrou o Dia da Vida Religiosa Consagrada, Irmãs de Notre Dame de todo o Brasil reuniram-se, em Passo Fundo, para comemorar, oficialmente, os 95 anos de presença Notre Dame no país.

São religiosas da Província da Santa Cruz – com sede na localidade do festejo – e da Província Nossa Senhora Aparecida – sediada em Canoas – que, juntas, atuam em 33 municípios, distribuídos em oito Estados.

Na capela do Colégio Notre Dame Passo Fundo – a primeira obra das Irmãs no Brasil – elas participaram de cerimônia Eucarística, na presença da superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Ir. Mary Kristin. Celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, Dom Rodolfo Webber, a missa teve como tônica a gratidão, além de vislumbrar desafios e reforçar a perseverança, por meio dos discursos das superioras Provinciais, Ir. Araci Maria Ludwig e Ir. Vânia Maria Della Vecchia.

IMG_0324 (Copy)A superior Geral, por sua vez, definiu o trabalho das irmãs de Notre Dame no Brasil como um grande milagre. “Mais de 200 missionárias alemãs aceitaram o difícil desafio de atravessar o Atlântico para começar uma nova vida, em uma nova terra. E, vejam, o milagre aconteceu! As graças se multiplicaram, beneficiando centenas de milhares de pessoas”, enfatizou Ir. Mary.

IMG_0488 (Copy)Após a celebração Eucarística, as religiosas confraternizaram. Além de participar de um almoço festivo, puderam observar as representações de um navio e de um trem – numa alusão à vinda das missionárias ao Brasil, em 1923. Elas, também, podiam acessar, via smartphones ou tablets, uma linha do tempo sobre a trajetória da Congregação no Brasil.

Por fim, cada comunidade religiosa foi presenteada com um mimo. A superiora Geral, ainda, surpreendeu as Irmãs com uma bênção Papal para cada uma das Províncias.


Congregação de Nossa Senhora