Irmãs de Notre Dame intensificam preparativos para o Capítulo Geral
9 de novembro de 2015 Notícias

Capítulo Provincial (16)Dias de encontros, reencontros, espiritualidade, diálogo e reflexão foram vivenciados, na Casa Santa Cruz (Passo Fundo), por, pelos menos, 80 religiosas. Reunidas lá, desde a quinta-feira (05) até o domingo (08), elas intensificaram os preparativos para o Capítulo Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame – que acontecerá em outubro de 2016, na Alemanha.

O Capítulo Geral é uma grande assembleia, que ocorre a cada seis anos, com o objetivo de rever a vida e a missão das religiosas nesse período, além de projetar e planejar os próximos anos. Ele é antecedido por Capítulos Provinciais, como o realizado última semana.

Capítulo Provincial (1)Os encontros preparatórios e o que que vai reunir representantes das comunidades religiosas mantidas em 19 países pela Congregação compartilham um tema específico: “Transformadas pela Palavra, envolver o mundo”. É ele que embasa e reflexão, os relatórios, o discernimento, a oração e as decisões tomadas.

Capítulo Provincial (19)A Superiora da Província da Santa Cruz – um dos dois segmentos brasileiros da Congregação das Irmãs de Notre Dame -, Irmã Araci Maria Ludwig, que coordenou o Capítulo realizado em Passo Fundo, acredita que a Província poderá apresentar, durante o Capítulo Geral, exemplos da vivência do tema proposto, seja na espiritualidade, na organização, na gestão ou no engajamento apostólico. “Nosso trabalho e missão nas Escolas, Hospitais, junto aos Idosos e na Catequese-Evangelização estão pautados no desafio que o tema do Capítulo nos propõe: Transformadas pela Palavra, envolver o mundo”.

Capítulo Provincial (9)O Capítulo Provincial, que também direciona as religiosas para uma renovação espiritual, culminou, após muita oração, discernimento e diálogo, com a eleição das Irmãs Capitulares, que representarão a Província na assembleia, juntamente com a Superiora. As quatro irmãs eleitas são: Irmã Leci Paier, Irmã Elci Favaretto, Irmã Maria Helena Rovani e Irmã Luísa de Lucas. No impedimento de uma destas Irmãs Capitulares, foi eleita uma suplente: Irmã Lenice Rebelato.

Ir. Araci agradeceu, ainda, às religiosas pelo empenho por participarem do Capítulo Provincial, que iniciou com a eleição das dezenas de irmãs que representaram todas as comunidades no evento. “A participação e o envolvimento foram fundamentais para que atingíssemos nossos objetivos de renovação e profunda experiência espiritual, tendo em vista a preparação para o Capítulo Geral. A coesão e a harmonia do grupo de irmãs que estiveram juntas neste momento de Capítulo Provincial é fruto de toda a preparação e engajamento das comunidades”, considerou a Superiora.

 

Congregação de Nossa Senhora